Mais Lidas

Hoje tem sorteio da Sula

Fluzão e Fogão vão conhecer o adversário na primeira fase da Sul-Americana

Esta é a relação de campeões da Sula. No Brasil, só Inter, São Paulo, Chape e Athletico-PR têm o troféu
Esta é a relação de campeões da Sula. No Brasil, só Inter, São Paulo, Chape e Athletico-PR têm o troféu -

Assim como a Libertadores, a Copa Sul-Americana agitará a noite de Luque, hoje, às 21h (de Brasília), quando a Conmebol vai sortear os grupos da segunda mais importante competição de clubes da América do Sul. O canal Fox Sports transmite. Botafogo, Fluminense, Santos, Bahia, Corinthians e Chapecoense são os representantes do Brasil. A decisão, também em jogo único, será no dia 9 de novembro, no Estádio Nacional, em Lima, no Peru.

A primeira fase será disputada entre os dias 5 de fevereiro e 2 de maio. A segunda está prevista para maio, entre os dias 21 e 30. Já as oitavas de final serão de 2 a 25 de julho. Ainda de acordo com o calendário, as quartas vão começar no dia 30 de julho e terminar em 22 de agosto. As semifinais serão disputadas entre 28 de agosto e 19 de setembro.

O campeão terá o direito de disputar três competições em 2020: a Copa Libertadores da América (a partir da fase de grupos), a Recopa Sul-Americana (contra o ganhador da Copa Libertadores de 2019) e a Copa Suruga Bank (contra o vencedor da Copa da Liga Japonesa de 2019).

Retrospecto

Em busca do inédito título continental, o Fluminense já participou sete vezes da Sul-Americana: 2003 (eliminado na terceira fase), 2005 (quartas), 2006 (oitavas), 2009 (vice), 2014 (segunda fase), 2017 (quartas) e 2018 (semifinal).

O Botafogo também vai disputar pela oitava vez a Sula: 2006 (segunda fase), 2007 (oitavas), 2008 (quartas), 2009 (quartas), 2011 (oitavas), 2012 (segunda fase) e 2018 (oitavas). Em 1993, o Alvinegro conquistou a Copa Conmebol, que é uma das precursoras da atual Sul-Americana.

PARTICIPANTES DA PRIMEIRA FASE DA SUL-AMERICANA

ARGENTINA

Independiente

Racing

Defensa y Justicia

Unión de Santa Fé

Colón

Argentinos Juniors

BOLÍVIA

Guabirá

(Restam três vagas)

BRASIL

Chapecoense

Botafogo

Santos

Bahia

Fluminense

Corinthians

CHILE

Antofagasta

Colo-Colo

Union La Calera

Union Española

COLÔMBIA

La Equidad

Rionegro Águilas

Deportivo Cali

(Resta uma vaga)

EQUADOR

Universidad Católica

Macará

Independiente Del Valle

(Resta uma vaga)

PARAGUAI

Nacional

Sol de América

Guaraní

Deportivo Santaní

PERU

Municipal

Sport Huancayo

UTC de Cajamarca

Binacional

URUGUAI

Cerro

Liverpool

Montevideo Wanderers

River Plate

VENEZUELA

Zulia

Mineros

Monagas

Estudiantes de Mérida

Tricolor foca em Gilberto

Único dos 20 clubes da Série A sem um técnico, o Fluminense já está acertado com Fernando Diniz e esperava anunciá-lo no fim de semana. A assinatura depende da liberação do Athletico-PR, pois o treinador tinha um acordo para comandar as divisões de base do Furacão. Já o diretor de futebol Paulo Angioni tem uma reunião com o empresário do lateral-direito Gilberto, marcada inicialmente hoje, para tentar uma renovação de empréstimo junto à Fiorentina-ITA.

Volante no Alvinegro

A diretoria do Botafogo está perto de um acordo com o volante Alan Santos, que teve passagens por Santos e Coritiba, além de clubes do México e dos Emirados Árabes. O jogador, de 27 anos, viria para repor a saída de alguns jogadores do setor: titular, Matheus Fernandes está tendo a venda de seus direitos concluída para o Palmeiras; já o reserva Dudu Cearense, que pouco jogou na temporada, não renovou contrato com o Alvinegro. Outro volante, Marcelo, contratado no começo do ano a um clube israelense, também não vai ficar.