Mais Lidas

Prepare-se para o verão

Especialista esclarece mitos e verdades sobre os cuidados com a pele no calor

Cuidado com a pele no verão
Cuidado com a pele no verão -

A estação mais quente do ano começa na sexta-feira e ninguém quer deixar de curtir as férias, a praia, a piscina ou as atividades ao ar livre. Porém, para aproveitar tudo isso é preciso tomar alguns cuidados com a pele. Para esclarecer algumas dúvidas, a biomédica Luciana Goudinho aponta alguns mitos e verdades sobre o assunto.

Comer cenoura antes da exposição ao sol ajuda no bronzeamento.

VERDADE: A cenoura é rica em betacaroteno e, logo após a digestão, os pigmentos são incorporados. Ele está ligado à produção de melanina e influencia na cor ou tonalidade do bronzeado da pele. Manter uma alimentação rica em alimentos alaranjados, como mamão, abóbora e laranja, durante o verão e a exposição ao sol prolonga o efeito do tom da pele.

Ficar apenas embaixo do guarda-sol dispensa o uso do protetor solar.

MITO: O acessório não substitui o protetor solar. É importante, mas faz a proteção parcial da radiação do sol. Água, a areia e outras superfícies presentes na praia refletem a luz e a radiação solar, que atingem a pessoa mesmo estando sob o guarda-sol. Produtos com cores claras e lona plástica são os mais recomendados nessa ocasião.

Ter contato com limão quando se expõe ao sol pode causar manchas na pele.

VERDADE: O limão e outras frutas cítricas, como a laranja, mudam sua conformação química e se tornam fototóxicos em contato com o sol. A mancha pode durar meses. É recomendável, nesses casos, procurar um dermatologista. Por isso, lave bem as mãos após ingerir alimentos críticos na praia ou piscina.

O protetor solar impede totalmente o bronzeamento da pele.

MITO: Quando utilizamos o protetor solar os raios UV chegam em menor intensidade, portanto a pele fica menos avermelhada e agredida. Com isso, o bronzeamento acontece cerca de 48 horas após a exposição ao sol e permanece por mais tempo. Utilizar protetor solar é sinônimo de bronzeamento por mais tempo e saudável.

Água e sucos naturais mantêm a pele hidratada durante o verão.

VERDADE: A hidratação é necessária para os 365 dias do ano, mas, principalmente durante o verão, o cuidado deve ser redobrado, pois a transpiração é muito maior. A recomendação da especialista é tomar bastante água, água de coco, isotônicos e sucos. Além disso, comer saladas e frutas, que também são ricos em sais minerais.

Posso passar protetor só uma vez se não for entrar na água.

MITO: O filtro sempre deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol, ser reposto ao longo do dia, a cada duas horas e reaplicado depois do banho, exceto se for à prova d'água.

O sol pode causar flacidez da pele.

VERDADE: A maioria dos casos de envelhecimento da pele são causados pelo sol. Os primeiros problemas da falta do uso de protetor solar são as queimaduras. Depois a vermelhidão, bolhas, sardas, manchas, rugas e até a flacidez da pele.

O sol seca espinhas.

MITO: Apesar de o sol ter uma pequena ação bactericida, ele é muito mais nocivo para a pele. Logo, não compensa a exposição para o tratamento de acne. Além disso, após o contato com o sol fica mais acentuado a quantidade de cravos e espinhas, sendo assim, o problema é agravado e não solucionado.

O protetor deve ser escolhido de acordo com a pele.

VERDADE: A pele morena e clara não deve usar o mesmo tipo de protetor. Cada uma tem uma característica e, por isso, pedem fórmulas diferentes. Assim como as secas e oleosas, que exigem filtros diferentes.

Tratamentos estéticos não podem ser realizados na pele durante o verão.

MITO: Muitos tratamentos estéticos são realizados no auge da estação mais quente do ano. Há aquelas exceções para alguns procedimentos que necessitam de cuidados, como a depilação definitiva, que precisa de uma certa atenção na aplicação de protetor solar para não manchar a pele. O especialista irá passar todas as informações sobre cuidados e tirar dúvidas sobre procedimentos indicados para a temporada.