Mais Lidas

Equipe encontra primeira pista do avião de Emiliano Sala

Dois assentos, que seriam da aeronave onde estava o jogador argentino, foram achados na França

Torcedora do Nantes deixa flores na entrada do CT do clube, na França
Torcedora do Nantes deixa flores na entrada do CT do clube, na França -

Inglaterra - As autoridades francesas encontraram a primeira pista sobre o avião desaparecido em que viajava o jogador Emiliano Sala. Segundo a Agência de Investigação de Acidentes Aéreos (AAIB) do Reino Unido, dois assentos, que seriam da aeronave, foram encontrados próximo a uma praia ao Noroeste da França.

Inicialmente, apenas um assento havia sido encontrado na última segunda-feira. Mas, logo depois, outra almofada foi achada nos arredores. 

"A partir de um exame preliminar, concluímos que é provável que as almofadas sejam da aeronave desaparecida", disse o órgão em um comunicado oficial.

Emiliano Sala está desaparecido desde o último dia 21, quando o avião em que viajava de Nantes, na França, para Cardiff, no País de Gales, sumiu. O atacante, de 28 anos, estava com o piloto David Ibbotson, de 60, para fazer sua estreia pela equipe galesa do Cardiff City.

Investigadores disseram que agora planejam lançar uma busca no fundo do mar por destroços da aeronave. Devido às condições meteorológicas, a operação começaria no fim de semana e levaria até três dias: "Com base em uma avaliação detalhada da trajetória de voo e a posição de radar conhecida, agora identificamos uma busca prioritária em uma área de aproximadamente seis quilômetros quadrados".

Um veículo operado remotamente será usado para examinar visualmente qualquer destroço encontrado. Uma operação financiada pelo setor privado também foi acionada para procurar destroços neste domingo. A AAIB disse que iria participar dos trabalhos.

Equipes de resgate vasculharam cerca de 2.700 quilômetros quadrados desde o desaparecimento do avião. A aeronave estava a 1.525 metros de altitude quando o piloto solicitou descer em Guernsey. Em seguida, ele perdeu o contato do radar a 700 metros.

Nesta terça-feira, o Cardiff City jogou sua primeira partida desde o desaparecimento de Sala e perdeu por 2 a 1 para o Arsenal, no Emirates Stadium, em Londres, pelo Campeonato Inglês. Homenagens foram feitas ao jogador.

No último dia 22, autoridades responsáveis pelas operações de busca disseram que não esperavam encontrar sobreviventes. No dia seguinte, a imprensa argentina divulgou um áudio enviado por Sala a um grupo de amigos nas redes sociais.

"Estou aqui em cima, em um avião que parece que está a cair os pedaços e estou indo para Cardiff logo pela manhã", disse, em um dos trechos do áudio, que foi divulgado pela imprensa argentina. "Se em uma hora e meia não tiver novidades minhas, não sei se vão mandar alguém me buscar, porque não vão me encontrar mas... já sabe. Deus! Que medo eu tenho", desabafou, em outro trecho do áudio.

No dia 25, jogadores e comissão técnica do Nantes, ex-clube do argentino, se recusaram a fazer um minuto de silêncio em homenagem ao companheiro antes do treino. Segundo o meia Valentin Rongier, capitão do time, o grupo só passará a acreditar na morte do atleta depois que o corpo for encontrado.

Em sua carreira, Sala praticamente só atuou no futebol francês. Ele deixou a Argentina ainda na juventude para reforçar a base do Bordeaux. Após ser promovido ao time principal, passou a ser emprestado para times menores, até se transferir para o Nantes, em 2015.