Mais Lidas

Morre Gordon Banks, autor 'defesa do século' contra Pelé e campeão mundial em 1966

Ex-goleiro da seleção inglesa, que tinha 81 anos, parou uma cabeçada do brasileiro na Copa de 70, em um dos lances mais célebres do esporte

Gordon Banks morreu aos 81 anos
Gordon Banks morreu aos 81 anos -

Um dos maiores goleiros da história do futebol mundial, Gordon Banks morreu na manhã desta terça-feira, aos 81 anos, depois de uma longa batalha contra um câncer. A notícia foi confirmada pelo Stoke City, um dos clubes que ele defendeu em sua carreira.

"Da família de Gordon Banks: é com grande tristeza que anunciamos que Gordon morreu tranquilamente durante a noite. Estamos devastados por perdê-lo, mas tivemos muitas memórias felizes e não poderíamos estar mais orgulhosos dele", dizia o comunicado.

O Gordon Banks, que foi campeão do mundo com a Inglaterra em 1966 também entrou para a história por aquela que é considerada a "defesa do século", em uma cabeçada de Pelé no Mundial do México-1970, em uma partida válida pela primeira fase que o Brasil venceu a Inglaterra por 1-0.

"Foi a defesa mais importante da minha vida. Eu estava na primeira trave e tive de pular o mais rápido possível. Ao mesmo tempo, tive que pensar a que altura a bola subiria depois de tocar no chão. Quando estiquei a mão e toquei na bola, não sabia onde ela ia parar. Eu ouvi o Pelé gritar gol. Quando ele cabeceou a bola, acho que pensou que tinha sido gol, porque cabeceou muito bem", explicou em entrevista.

No total, Banks disputou 73 jogos por sua seleção nacional, o que incluiu, também, a participação na Eurocopa de 1968. Um dos maiores nomes da história da sua posição ao lado de lendas como Yashin e Zoff, Banks foi eleito o melhor goleiro do ano em seis oportunidades pela Fifa.

Ele defendeu o Chetersfied, o Leicester e o Stoke na sua carreira na Inglaterra, tendo sido campeão da Copa da Liga Inglesa em duas oportunidades, em 1964 e 1972. Sua carreira, porém, foi atrapalhada por um acidente de carro em 1972, que lhe tirou a visão de um dos olhos. Fora do futebol inglês, teve passagens por Cleveland Stokers e Fort Lauderdale Strikers, ambos nos Estados Unidos, o Hellenic, na África do Sul, e o St Patrick's Athletic, na Irlanda.

Em 2015, foi revelado que Banks realizava tratamento contra câncer renal. Apesar disso, a causa da sua morte não foi detalhada pelo Stoke.