Mais Lidas

Thiago Marreta, o lutador de UFC que nocauteou o tráfico

Atleta que luta neste sábado se inspira na própria história para criar projeto social na Cidade de Deus

Thiago Marreta vai enfrentar Jan Blachowicz, neste sábado, no UFC Praga
Thiago Marreta vai enfrentar Jan Blachowicz, neste sábado, no UFC Praga -

A luta de Thiago Marreta começou bem antes de realizar o sonho de subir em um octógono. Criado na Cidade de Deus, uma das maiores comunidades do Rio de Janeiro, sofreu o assédio do tráfico, interessado na experiência que havia adquirido no Exército. Durante sete anos, o lutador fez parte da Brigada de Paraquedistas, onde desenvolveu habilidades com armas.

Foram os ensinamentos de seu Edi que fizeram Marreta se esquivar. A morte de seu pai no Natal de 2010, 15 dias depois da estreia no MMA, ainda é um duro golpe a ser assimilado pelo lutador de 35 anos: "Foi o momento mais difícil da minha vida. Até hoje não superei. Às vezes me pego chorando, com saudades dele, mas tenho que aprender a conviver com essa dor. Tenho minha mãe, minha filha... a vida continua. Mas meu pai está sempre nas minhas lembranças e em tudo o que faço", emociona-se o carioca, um dos principais representantes brasileiros no UFC.

A própria história levou Marreta a criar um projeto social voltado para cerca de 200 crianças e adolescentes. Em uma academia na Cidade de Deus, oferece aulas de judô, jiu-jítsu, muay thai e boxe: "É importante a gente ocupar a mente desses jovens e socializá-los. Mostrar o caminho do bem é fundamental, porque eles podem conquistar a felicidade e seus objetivos sem precisar ir para o caminho do mal. A educação que meus pais me deram ajudou muito, mas a filosofia da luta é fundamental para a formação dessa galera".

Thiago Marreta criou um projeto social voltado para cerca de 200 crianças e adolescentes na Cidade de Deus - Divulgação

Mãe de Rafael Luiz Moreira Nascimento, de 8 anos, Gilsiana Moreira dos Santos conta que o projeto mudou radicalmente o comportamento do filho: "Ele era muito agitado, mas quando entrou na academia do Thiago tudo mudou. Além dos princípios sobre o esporte, eles buscam ensinar cidadania e como respeitar o próximo", elogia a dona de casa de 26 anos.

Neste sábado, Thiago Marreta vai enfrentar o polonês Jan Blachowicz na luta principal do UFC Fight Night 145, em Praga, na República Checa.

Thiago Marreta vai enfrentar Jan Blachowicz, neste sábado, no UFC Praga Divulgação
Thiago Marreta criou um projeto social voltado para cerca de 200 crianças e adolescentes na Cidade de Deus Divulgação