Mais Lidas

'Vasco é o time da virada' embala esperança dos cruzmaltinos há quarenta anos

Música será novamente cantada no Maracanã, domingo, já que o Vasco precisa reverter placar

Torcida do Vasco no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca
Torcida do Vasco no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca -

Domingo, quando o Vasco entrar em campo para enfrentar o Flamengo, no segundo jogo da decisão do Campeonato Carioca, uma música será cantada tão alto quanto o hino do clube. 'O Vasco é o time da virada' vai embalar o Cruzmaltino na tentativa de superar o placar do primeiro jogo — vitória rubro-negra por 2 a 0. O Vasco precisa vencer por dois gols de diferença para ter pênaltis. Se fizer três gols ou mais, o Gigante da Colina levanta a taça e 'dança o vira' em pleno Maracanã.

A música pegou emprestada a melodia do samba da Beija-Flor de Nilópolis de 1978, campeã do carnaval com o enredo 'A criação do mundo na tradição nagô'. A letra, aliás, é do rubro-negro Neguinho da Beija-Flor, que na época dava seus primeiros passos na escola. O refrão "Iererê, ierê, ierê / Ôôô / Travam um duelo de amor / E surge a vida com seu esplendor", virou o "Iererê, ierê, ierê / Ôôô / O Vasco é o time da virada / O Vasco é o time do amor".

"Eu lembro que ela nasceu num jogo no Maracanã, um clássico com estádio cheio. Só não lembro a data. Lembro que foi ideia do Luiz Henrique, um torcedor do Vasco que era morador de Japeri. Ele cantou na arquibancada, de brincadeira, e a galera gostou", relembra David Oliveira, ex-presidente da Torcida Organizada do Vasco, a TOV, fundada por Dulce Rosalina na década de 1940. "Sei que essa música pintou entre os anos de 1970 e 1980. É uma música muito antiga, da época em que a gente usava como base os sambas enredo e as marchinhas de Carnaval", pontua o vascaíno.