Mais Lidas

Punhais com pedaço de metal são encontrados em cela para maiores no Degase

Unidades superlotadas agravam problemas de violência e prejudicam o funcionamento do sistema socioeducativo

Punhais feitos com pedaços de grade de proteção são encontrados em celas para maiores na Ilha
Punhais feitos com pedaços de grade de proteção são encontrados em celas para maiores na Ilha -

Rio - Diversos punhais artesanais, feitos com pedaço de metal foram encontrados, nesta quinta-feira, dentro de cela para maiores no Degase da Ilha do Governador, Zona Norte. Parte da grade de proteção das celas era arrancada para confeccionar o objeto, usado para ferir outros internos e funcionários.

Agentes do Centro de Socioeducação Gelso Carvalho do Amaral e a equipe do Grupamento de Ações Rápidas (GAR) encontraram o material dentro da cela 26, em um prédio destinado somente a internos entre 18 e 21 anos. Cerca de 50 jovens adultos cumprem medida socioeducativa no prédio onde os artefatos foram encontrados. Mesmo maiores, o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que, caso tenham medida socioeducativa em aberto, eles podem cumprir o resto da medida no sistema.

Punhais feitos com pedaços de grade de proteção são encontrados em celas para maiores na Ilha - Divulgação/Sind-Degase

Nenhum dos internos assumiu ter feito os punhais. Apesar da capacidade para 120 pessoas, a unidade tem cerca de 230 crianças e adolescentes, incluindo os 50 maiores de idade que ficam em prédio separado dentro da unidade.

De acordo com os agentes, o fechamento de outra unidade no complexo de Gericinó, os episódios de fuga e violência aumentaram, já que houve agravamento da superlotação com o remanejamento dos internos. Atividades básicas, como cursos, banhos de sol e atendimentos médicos foram prejudicados ou inviabilizados, devido ao número de internos, que chegou a dobrar em algumas unidades.

Punhais feitos com pedaços de grade de proteção são encontrados em celas para maiores na Ilha Divulgação/Sind-Degase
Punhais feitos com pedaços de grade de proteção são encontrados em celas para maiores na Ilha Divulgação/Sind-Degase