Mais Lidas

Hoje tem plaquinha!

Mengão pega o São Paulo no Maraca e o cartaz de 'Gol do Gabigol' já virou tradição

A frase é curta, não rima e repete duas vezes a mesma palavra. De tão despretensiosa, 'Hoje tem gol do Gabigol' transbordou o Maracanã e tomou as ruas como o refrão de uma música chiclete. Virou letra de funk e ganhou versão em Libras (linguagem brasileira de sinais). Quarta-feira, o cartaz estava no vidro da frente de um ônibus. Ontem, esteve no Rock In Rio, e hoje, claro, vai ter dezenas de plaquinhas espalhadas pelo Maracanã, onde o Flamengo encara o São Paulo, às 19h.

O folclórico torcedor Chapolin Rubro-Negro diz ser o autor do cartaz original. Ele afirma que Gabigol combinou previamente de pegar a plaquinha quando marcasse um gol.

"Eu tive a ideia de bolar a frase e comecei a levar. As câmeras de televisão passaram a filmar, sempre que o Gabigol marcava", conta Chapolin. "Um dia, conversei com ele no estacionamento do Maracanã. Falei: 'Pô, leva a placa pra casa'. Ele respondeu: 'Não, vou te dar uma moral. Quando eu te ver, vou na sua direção'. Lembro até hoje, foi num Fla-Flu do Campeonato Carioca, 2 a 1. Ele foi lá e pegou a plaquinha para comemorar. Depois, repetiu contra o Emelec", diz Chapolin.

Aí a plaquinha virou febre e passou a ser levada em jogos do Flamengo país afora. Nas redes, circula um vídeo de crianças na Califórnia (EUA), dizendo 'Hoje tem gol do Gabigol' num português esforçado. Também virou meme o motorista Rafael Batista, que na quarta-feira colou o cartaz na frente do ônibus 394 (Vila Kennedy x Praça Tiradentes).

"Todo mundo pediu para eu parar o ônibus para tirar foto. Não fiz isso porque ia atrasar, então deixava eles tirarem durante o embarque e o desembarque. Os passageiros subiam, brincavam... até torcedor rival brincou. E viralizou rápido. Saí da Vila Kennedy com o ônibus e quando eu cheguei na Praça Tiradentes já tinha gente esperando para tirar foto no ponto final", conta Rafael.