Mais Lidas

Para coroar o Hepta

Flamengo busca vitória contra o Palmeiras, maior rival no Brasileiro, em clássico tenso

Na festa pelo bicampeonato da Libertadores da América, há uma semana, as ruas do Rio de Janeiro foram tomadas por rubro-negros eufóricos e uma das canções mais cantadas era uma provocação ao Palmeiras, rival de hoje, às 16h, no Allianz Parque, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro: "O Palmeiras não tem Mundial, não tem Copinha, não tem Mundial".

Nos últimos anos, o Alviverde se tornou o maior rival do Rubro-Negro em nível nacional. A rivalidade é tanta que o compromisso será realizado com torcida única — a PM de São Paulo pediu e a CBF autorizou apenas a presença de palmeirenses na arquibancada.

A tensão entre os clubes é consequência do enorme investimento de ambos nos últimos anos. Palmeiras e Flamengo dividem pelo menos desde 2016 as primeiras posições da tabela da Série A — exceto em 2017, quando o Verdão foi o vice-campeão e o Mais Querido ficou em sexto, com o Corinthians levando o título no fim da temporada.

Gabigol de volta

Em 2016, o Porco não vacilou e faturou a taça, com o Mengão em terceiro. Em 2018, o Palmeiras ergueu novamente a taça, e o Flamengo foi o vice, posição que tem tudo para se inverter agora, em 2019, com o Mais Querido campeão e o time paulista disputando a segunda colocação.

Na temporada, as comparações entre Jorge Jesus e os técnicos brasileiros dão um tempero a mais no duelo. No turno, o Flamengo colocou a paulistada na roda no Maracanã, fez 3 a 0, e Felipão foi demitido. Desta vez, o técnico Mano Menezes poupou vários jogadores contra o Fluminense para que entrassem hoje em plenas condições.

O Rubro-Negro terá o desfalque de Pablo Marí, que viajou à Europa para renovar o passaporte e deverá ser substituído por Rhodolfo, além de Everton Ribeiro, com dores no joelho esquerdo. Artilheiro do Brasileiro, com 22 gols, Gabigol cumpriu suspensão e volta ao time.