Mais Lidas

Caneco cheio de dindim

Copa do Brasil terá 80 times em 2020, atrás de uma vaga na Liberta e milhõe$$$

Sorteio da Copa do Brasil 2020
Sorteio da Copa do Brasil 2020 -

A CBF realizou ontem o sorteio da primeira fase da Copa do Brasil de 2020, que terá início no dia 5 de fevereiro, com o segundo jogo da finalíssima marcado para 16 de setembro. Seis dos sete clubes do Rio de Janeiro classificados disputarão a competição desde o início. A exceção é o Flamengo, que, por estar na Libertadores, só fará sua estreia nas oitavas de final.

O Botafogo terá como adversário o Caxias, em jogo único no Rio Grande do Sul. O time visitante passa de fase com um simples empate (na segunda fase, um empate levará à disputa de pênaltis).

O Fluminense vai enfrentar o Moto Clube, no Maranhão. Já o Vasco vai encarar o Altos, no Piauí. O Boavista receberá a Chapecoense, recém rebaixada para Série B do Brasileirão.

O Bangu jogará em casa contra o Oeste-SP, enquanto o Volta Redonda viajará para enfrentar o Lagarto, em Sergipe.

A principal mudança em 2020, além da antecipação da final para setembro, para não coincidir com a definição das demais competições nacionais e internacionais, no segundo semestre, é a que define que os clubes que disputam a Libertadores poderão se enfrentar já nas oitavas de final, logo no início de sua participação no campeonato.

Ao todo, são 80 clubes na corrida pela cobiçada taça, que dá uma vaga na Libertadores de 2021, além de distribuir prêmios polpudos à medida que os times vão passando de fase. Neste ano, o campeão Athletico-PR ficou com R$ 52 milhões e o Internacional, vice, faturou R$ 21 milhões.

Duelos serão definidos por sorteio a partir da terceira fase

Se passar de fase, o Botafogo pega o vencedor de Toledo-PR e Náutico, com o mando do adversário. Já o Fluminense poderá jogar no Rio contra quem avançar de Atlético-BA e Botafogo-PB. O Vasco terá como adversário Aquidauanense-MS ou ABC-RN, fora de casa. Apenas a partir da terceira fase da Copa do Brasil é que as equipes classificadas se enfrentarão em jogos de ida e volta. E a partir das oitavas, com a entrada dos times da Libertadores, os duelos serão definidos por sorteio. Em 2020, além do Flamengo, Athletico-PR, Corinthians, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos e São Paulo entrarão diretamente nas oitavas. Os outros beneficiados são o Bragantino-SP, como campeão da Série B; o Fortaleza, campeão da Copa Nordeste; e o Cuiabá, atual campeão da Copa Verde.

A primeira fase da Copa do Brasil irá de 5 a 12 de fevereiro. Segunda fase: 19 e 26/2 e 4/3. Terceira fase: 11 e 18/3. Quarta fase: 8 e 15/4. Oitavas: 29/4 e 13, 20 e 27/5. Quartas de final: 15 e 26/6. Semifinal: 5 e 12/8. Final: 10 e 16/9.