Mais Lidas

Rio sediará primeiro Mundial de Futebol de Areia Raiz

Doze seleções disputarão o campeonato, de 24 a 29 de março, no Parque Olímpico

Arena Maria Esther Bueno sendo preparada para receber os jogos do 1º Mundial de Futebol de Areia Raiz
Arena Maria Esther Bueno sendo preparada para receber os jogos do 1º Mundial de Futebol de Areia Raiz -
O Rio de Janeiro sediará o primeiro Mundial de Futebol de Areia Raiz, que será realizado entre os dias 24 e 29 de março, na Arena Maria Esther Bueno, no Parque Olímpico.

Ao todo, disputarão o campeonato 144 atletas de 12 seleções, que serão divididas em dois grupos de seis. Os países participantes são Brasil, Alemanha, França, Croácia, Angola, Israel, Argentina, Chile, Bolívia, Canadá, México e Uruguai.

O sorteio dos grupos será no próximo dia 10 de março. Todos os jogos do Mundial terão entrada gratuita e serão transmitidos ao vivo pela página do evento no Facebook.

Uma das três modalidades jogadas na areia, o futebol raiz é disputado com dois times de seis jogadores. As partidas têm dois tempos de 20 minutos, com intervalos na metade de cada período. A quadra mede 30 x 42 metros e o piso é de areia compactada.

As outras duas modalidades disputadas na areia são o beach soccer (dois times de cinco jogadores, três tempos de 12 minutos, quadra de 28 x 37 metros e areia fofa) e o futebol de praia (parecido com o de campo, são duas equipes de 11 jogadores e dois tempos de 45 minutos).

Organizado pela Confederação Brasileira de Futebol de Areia e pela Soccer World Confederation, o primeiro Mundial de Futebol de Areia Raiz tem apoio dos governos Federal (Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania) e Estadual (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude), além da Prefeitura do Rio (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer).

"É o legítimo futebol raiz porque é jogado em qualquer campo de areia batida, seja na praia ou não. Estamos muito felizes de poder realizar o primeiro Mundial no Rio, com entrada gratuita em todos os jogos, para estimular o público a conhecer a modalidade", diz Nereu Maidana, presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Areia e criador dos primeiros campeonatos da categoria, no Rio Grande do Sul, ainda nos anos 1980.

“O Rio de Janeiro foi sede dos Jogos Olímpicos em 2016 e tem uma vocação natural para os esportes praticados ao ar livre. Temos certeza que o Mundial será um sucesso e ajudará a consolidar o futebol de areia”, diz o canadense Christian Prevost, presidente da Soccer World Confederation.
SERVIÇO:

1º Mundial de Futebol de Areia Raiz
Data: 24 a 29 de março de 2020
Local: Parque Olímpíco - Arena Maria Esther Bueno
Endereço: Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401 - Barra da Tijuca
Entrada gratuita em todos os jogos

Sorteio dos grupos
Data: 10 de março de 2020
Local: Hotel Laghetto Stilo Barra Rio
Endereço: R. Marcelo Roberto, 65 - Barra da Tijuca