Mais Lidas

Sapinho infarta e vai para o brejo

Bandidão da Providência estava preso desde 2004

Condenado por chefiar o tráfico de drogas no morro da Providência, Região Central do Rio, Leonardo Marques da Silva, 49 anos, conhecido como Sapinho, morreu ontem ao sofrer um infarto durante partida de futebol no Instituto Penal Vicente Piragibe, no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste.

A informação foi divulgada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). Ele foi socorrido, mas chegou sem vida ao Pronto Socorro Geral Hamilton Agostinho, também na Zona Oeste.

Leonardo estava preso desde 2004 e era irmão do traficante Evanilson Marques da Silva, o Dão da Providência, que assumiu o comando da venda de drogas no morro da Providência, após a prisão de Sapinho. Dão está foragido da Justiça e o Portal dos Procurados oferece recompensa por pistas que levem a sua captura. 

Por chefiar o tráfico de droga, Sapinho já tinha sido condenado a mais de 40 anos de prisão. Ele progrediu do regime fechado para o semiaberto em outubro de 2019, após autorização da Vara de Execuções Penais, mas o Ministério Público opinou por dar parecer no qual se opunha à autorização para permitir que o traficante saísse da unidade e visitar a família ou trabalhar.

Na noite de ontem, a PM reforçou o patrulhamento na UPP da Providência após receber informações de que traficantes que atuam na região determinarem luto e ameaçarem comerciantes.