Mais Lidas

Neymar e Lewandowski são atrações à parte na final da Liga dos Campeões

Franceses tentam o título inédito, enquanto os alemães buscam o hexa

Neymar chega ao estádio Luz segurando uma caixa de som e escutando a música 'Toma', de Luisa Sonza
Neymar chega ao estádio Luz segurando uma caixa de som e escutando a música 'Toma', de Luisa Sonza -
Neymar e Lewandowski são as atrações à parte no duelo entre Paris Saint-Germain, da França, e Bayern de Munique, da Alemanha, que decide neste domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio da Luz, em Lisboa, a Liga dos Campeões. O craque brasileiro e o astro polonês rivalizam pelo prêmio de melhor jogador do mundo na temporada e a final deve ser o termômetro para a definição de quem levará o prêmio.

Na temporada em que completou 50 anos, o PSG chega uma final inédita e contou com grandes atuações de Neymar diante do Borussia Dortmund, também da Alemanha, nas oitavas de final, e da Atalanta, da Itália, nas quartas. Para avançar à final, a equipe francesa derrotou outro alemão, o RB Leipzig, por 3 a 0. Desde que estreou no torneio, na temporada 2013/14, Neymar é o jogador que mais deu assistências na Liga dos Campeões, com 24 passes decisivos em 59 partidas.

Do outro lado, com 15 gols, Lewandowski vem fazendo uma temporada histórica pelo Bayern e está a apenas dois gols do português Cristiano Ronaldo, o maior goleador de uma única edição da Liga dos Campeões, com 17.

O Bayern tem cinco títulos continentais e, desde a volta do futebol após a parada por conta da pandemia do novo coronavírus, demonstrou sua força. A equipe alemã goleou o Chelsea, da Inglaterra, por 4 a 1 no segundo jogo e atropelou o Barcelona, da Espanha, em partida única. A vaga na final veio com uma vitória por 3 a o sobre o Lyon, outro francês.

Bávaros impecáveis

O Bayern chega à decisão com aproveitamento impecável, com 100% de aproveitamento, 42 gols a favor, e o artilheiro Lewandowski. Antes do time alemão, um time também chegou à final da Liga sem perder um ponto sequer. Foi o Milan de Fabio Capello, campeão italiano e da Supercopa da Itália, que também venceu 10 partidas para chegar à disputa do título, mas acabou perdendo por 1 a 0 para o Olympique de Marselha.