Mais Lidas

Nove clubes que fundaram a Superliga são reintegrados pela Uefa, que faz ameaças a outros três

Apenas Barcelona, Real Madrid e Juventus continuam no projeto

Uefa
Uefa -
Em comunicado publicado nesta sexta-feira (7), a Uefa anunciou que 9 dos 12 clubes fundadores da Superliga foram reintegrados após desistirem formalmente do projeto do torneio de elite que seria concorrente da Champions League. Já Barcelona, Real Madrid e Juventus correm risco de punição caso não formalizem a saída.
Arsenal, Chelsea, Manchester City, Manchester United, Tottenham, Liverpool, Milan, Atlético de Madrid e Inter de Milão, além da desistência, também se comprometeram a doar 15 milhões de euros (cerca de R$ 95 milhões) para programas e projetos que beneficiem crianças e jovens em comunidades da Europa. Além disso, receberam uma "multa" de 5% das receitas pagar pelas competições da Uefa que disputam durante uma temporada. Esse valor será redistribuído aos outros clubes.
"Estes nove clubes reconhecem e aceitam que o projeto da Superliga foi um erro e pedem desculpas aos torcedores, associações nacionais, ligas nacionais, outros clubes europeus e à Uefa. Eles também reconhecem que o projeto não tinha autorização dos Regulamentos e Estatutos da Uefa", diz o comunicado da Uefa.
Já em relação aos três grandes que continuam em guerra, a Uefa ameaçou punições e "se reserva o direito de tomar quaisquer ações que achar apropriadas" contra clubes que não renunciarem à Superliga, que foi anunciada num domingo e dois dias depois acabou.
Uefa Divulgação
Doze dos clubes mais ricos do mundo se uniram para criar a Superliga AFP