Mais Lidas

Garotão de Ipanema! Mais carioca, Renato é figurinha carimbada de bar na Zona Sul

Técnico estará no comando do Rubro-Negro no Fla-Flu deste sábado

Renato sabe que precisa manter o nível alto no Flamengo
Renato sabe que precisa manter o nível alto no Flamengo -

Um Fla-Flu na noite de sábado é como água no chope para Renato Gaúcho, presença frequente nos shows do amigo Bernardo Ritto, no Barthodomeu, em Ipanema. Hoje, a cadeira que sempre ocupa no bar dará lugar ao banco de reservas do Maracanã, de onde comandará o Flamengo diante do Fluminense, hoje, às 19h, pelo Brasileirão.

Seja durante o dia após um jogo de futevôlei ou à noite para curtir um sertanejo, Renato é figurinha carimbada no Barthodomeu. Frequenta tanto que ganhou até um agrado do gerente Ronaldo Oliveira, que comprou uma almofada para o cliente se sentir mais confortável. O presente só não é exclusividade do treinador porque sua filha, Carol Portaluppi, também se aproveita.

"Alguns já chamam aqui de "bar do Renato", porque ele está sempre aqui. Diminuiu um pouco agora que ele tá no Flamengo", conta Ronaldo, que é santista, mas fica na torcida pelo cliente.

Papo vai, papo vem com os amigos, lá se vão dez ou mais chopes "garotinhos" — o menor da casa — sem colarinho. "Ele não é de brincadeira. São pelo menos uns dez copos. Tem vezes que chega na metade, ele larga e pede outro porque já esquentou", conta o garçom rubro-negro Mário Paiva, que atende Renato há de dez anos.

O jeito irreverente e brincalhão à beira do campo é o mesmo quando está sentado à mesa 53. E se alguém já estiver por lá, ele só espera pedir a conta para tomar o lugar. É comum vê-lo conversando com os garçons e desconhecidos, sempre bem humorado.

Não à toa, a chegada de Renato ao Fla foi motivo de festa no Posto 9, onde fica o Bartho. Mais do que nunca, amigos do técnico estão por lá para ver os jogos, e hoje não será diferente. Aliás, há um problema: o treinador não chegará tempo de curtir o sertanejo.

"Quando ele foi contratado, tinha que ver a comemoração aqui", explica o garçom. "Vou esperar ele ser ganhar brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores e Mundial pra ver se ganho uma camisa", brincou.