Mais Lidas

Fio de esperança para o Gi

Cruzmaltino pega o Guarani hoje e precisa chegar ao 'número mágico'

Enquanto houver um fio de esperança, o torcedor vascaíno vai acreditar no acesso à Série A do Brasileirão, embora o time tenha 47 pontos e esteja atrás do Goiás, quarto colocado sete pontos. Enquanto esse fio de esperança não se arrebentar, a torcida vai continuar acreditando e gritando que o "Vasco é o Time da Virada, o Vasco é o time do Amor". Trechos do próprio hino embalam esse sentimento que nunca parou (e jamais vai parar): Vamos todos cantar de coração / A Cruz de Malta é o meu pendão (...) / Norte e sul, norte e sul deste Brasil / Tua estrela, na terra a brilhar / Ilumina o mar.

Porém, os mais fanáticos cruzmaltinos têm os pés no chão e sabem que a tarefa é árdua (leia mais abaixo), a começar por hoje: precisar bater de frente com o Guarani, às 19 horas, no Brinco de Ouro Princesa, e dar aquele polimento no estádio, além de emperrar o Bugre, que é um concorrente direto ao G-4 e está a somente dois pontinhos na frente. Pelo menos, o Vascão terá a volta do maestro Nenê.

Não fosse a derrota para o CSA, por 2 a 1, e o empate com o Náutico, em 2 a 2, depois da vitória sobre o Coritiba, por 2 a 1, poderia-se dizer que a situação do Gigante da Colina estivesse mais cômoda. Hoje, as chances de classificação para elite do futebol brasileiro é de apenas 5%, segundo Tristão Garcia, do Infobola, que aponta 64 pontos como o "número mágico" para voltar à Primeirona.

"No caso do Vasco, como está com 47 pontos e precisa atingir 64, faltando seis jogos, num total de 18 pontos, é necessário que vença todos para chegar aos 65, sem contar com tropeços dos time que estão acima na tabela, como Goiás, CSA, CRB e próprio Guarani, e ainda depender de critérios de desempate, possivelmente", analisa o matemático Tristão Garcia, enquanto o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ressalta somente 3,2% de chances.