Mais Lidas

Fogo causou emboscada

De acordo com depoimento dos sobreviventes, incêndio começou perto da porta

Vista aérea do dormitório do Centro de Treinamento do Ninho do Urubu: destruição e morte
Vista aérea do dormitório do Centro de Treinamento do Ninho do Urubu: destruição e morte -

Os 13 sobreviventes à tragédia no Ninho do Urubu foram unânimes em dizer que o fogo começou no ar-condicionado. As causas ainda serão determinadas pela perícia. Por enquanto, a única certeza é de que os meninos que saíram vivos estavam perto da saída do alojamento.

Pelos depoimentos colhidos na 42ª DP (Recreio), o fogo teria começado no último quarto, justamente o que ficava próximo à porta. Por isso, quase todos que dormiam nos dois primeiros quartos escaparam, com exceção de um. Os oito meninos que ocupavam os últimos dois quartos morreram. Nessa área também ficava o banheiro, onde pelo menos seis corpos foram encontrados.

Segundo um dos relatos, divulgado pela TV Globo, os sobreviventes deram a volta no contêiner e quebraram a janela do terceiro quarto, por onde retiraram os feridos que estão internados (Jhonata Ventura, Francisco Dyogo e Cauã Emanuel). Athila de Souza não pôde sair e morreu. Algumas vítimas pareciam desmaiadas.

CEO do Flamengo, Reinaldo Belotti disse que foi feita, recentemente, manutenção do ar-condicionado e que picos de luz, devido ao temporal de quarta, podem ter causado o incêndio: "A perícia disse a alguns funcionários que o problema começou no ar-condicionado. E ninguém sabe por que aconteceu lá, os aparelhos estavam em perfeita ordem. A suposição é que os picos de energia tenham influenciado no funcionamento e ocasionado o incêndio".

Nesta semana, ao menos três funcionários citados nos depoimentos serão ouvidos pela polícia, assim como representantes do CT e da empresa que fornece os contêineres.