Mais Lidas

É só folia: Flamengo vence San José na altitude da Bolívia, pela estreia na Libertadores

Gabigol foi o autor do gol da vitória do Rubro-Negro, que jogou sem medo da altitude de Oruro

Gabigol carrega a bola. Ele teve chances para ampliar o placar
Gabigol carrega a bola. Ele teve chances para ampliar o placar -

Para quem estava com medo da altitude, até que ela não foi tão 'bicho papão' assim. O torcedor pôde terminar o Carnaval comemorando a vitória do Flamengo sobre o San José por 1 a 0, estreia rubro-negra na Libertadores. O gol foi marcado por Gabigol no segundo tempo. O próximo compromisso do Mais Querido na competição sul-americana é na próxima quarta-feira, dia 13, contra a LDU, no Maracanã. Antes, no sábado, o clube faz o clássico com o Vasco.

O Flamengo fez uma força-tarefa para disputar a partida, 3.700 acima do nível do mar. Se o jogo não foi um Carnaval, também não chegou a ser um pesadelo. As duas equipes evitavam se expôr para não precisar correr, por conta da altitude. Quando tinha espaço para atacar, os jogadores do Flamengo puxavam em velocidade, mas depois pareciam perceber que estavam jogando na altitude e seguravam o freio.

Diego atuou como um segundo volante, justamente para cadenciar o jogo e evitar o desgaste. Aos 20 minutos, Arrascaeta partiu pra cima da defesa e deu bom passe para Gabigol, que bateu cruzado acima da trave. A resposta veio quente, logo depois, quando Fernández arriscou de longe e Diego Alves precisou espanar a bola pra fora. À beira do campo, os dois técnicos duelavam nos doces: enquanto Abel Braga não parava de mastigar chicletes, Néstor Clausen, do San José, chupava um pirulito.

O Flamengo pegou a manha de jogar na altitude ao longo do jogo. Aos poucos, parou de apostar em contra-ataques e passou a arriscar mais de fora da área. Pouco antes do fim do primeiro tempo, Renê bateu de muito longe, e o goleiro Lampe precisou fazer defesa em dois tempos. Arrascaeta, que fez jogo bem abaixo, foi substituído por Everton Ribeiro no intervalo. O Flamengo voltou melhor, muito por conta da entrada do camisa 7. O meio-campo se organizou. Aos 14 minutos, Bruno Henrique achou Gabigol em belo passe, e o centroavante teve frieza para, cara a cara com o goleiro, abrir o placar. O Rubro-Negro quase tomou o empate em pancada de Marcelo Gomes, mas Diego Alves fez brilhante defesa. O goleiro, aliás, foi o herói: fez pelo menos cinco defesas difíceis.

O Flamengo ainda teve uma belíssima chance de fechar o caixão aos 36 minutos. Gabigol, sozinho com Lampe, chutou em cima do goleiro.

Gabigol carrega a bola. Ele teve chances para ampliar o placar Alexandre Vidal / Flamengo
Gabigol disputa bola com os bolivianos. O camisa 9 foi o autor do gol da vitória Alexandre Vidal / Flamengo

Comentários