Mais Lidas

Maior pesadelo do continente! Gabigol iguala recorde de gols na Liberta neste século

Artilheiro rubro-negro tem dez gols nesta edição do torneio sul-americano

Camisa 9 do Mengão é artilheiro isolado do torneio, com dez gols
Camisa 9 do Mengão é artilheiro isolado do torneio, com dez gols -

Por onde quer que pise na América do Sul, Gabriel Barbosa amedronta os adversários. Não à toa, tornou-se na última quarta o maior artilheiro de uma edição do torneio deste século, com dez gols. Apenas Rodrigo Mendes, pelo Grêmio, em 2002, e o paraguaio Cabañas, pelo América-MEX, em 2007, igualaram a marca, mas Gabigol ainda fará pelo menos mais dois jogos.

Ao que tudo indica, se isolar no posto não será problema para o camisa 9, que vem de quatro gols nas duas partidas das quartas de final contra o Olimpia — dois em cada uma. Já para igualar Luizão, brasileiro com mais gols em uma edição (15), em 2000, ainda faltam cinco, mas não dá para duvidar de quem parece predestinado a balançar a rede.

Se mantiver o ritmo dos últimos anos, Gabi também não deve demorar para se tornar maior artilheiro brasileiro na Liberta. Com 22 gols, ele precisa de mais sete igualar o primeiro da lista, Luizão, que tem 29, e assumir o topo. O maior da história ainda está muito distante: o equatoriano Alberto Spencer, com 54 tentos.

Renato perto de recorde

Com 100% de aproveitamento na Libertadores desde que chegou ao Fla, Renato Gaúcho também está perto de uma marca histórica. Se vencer mais duas partidas, ele se iguala ao colombiano Ochoa Uribe como técnico mais vitorioso da competição, com 57 triunfos.