Mais Lidas

Fluminense será julgado no STJD por canto homofóbico em jogo contra o Internacional

Tricolor foi multado em R$ 50 mil, mas recorreu da decisão

Fim do jejum de títulos: torcida tricolor faz a festa no Maracanã
Fim do jejum de títulos: torcida tricolor faz a festa no Maracanã -
Após ser condenado em primeira instância a pagar R$ 50 mil por causa de gritos homofóbicos de seus torcedores contra o Internacional, na 35ª rodada do Brasileiro de 2021, o Fluminense terá o seu recurso do caso julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O clube pediu revisão e agora o caso será avaliado na última instância. A audiência ocorre na próxima quinta-feira (7).
O Fluminense foi enquadrado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que proíbe a prática de "ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência". Na súmula do jogo, o árbitro Felipe Fernandes de Lima descreveu a situação.
"Informo que aos 40 e 47 minutos do segundo tempo da partida, por alguns segundos a torcida do Fluminense entoou de forma rápida o canto (por duas vezes em cada momento): "arerê gaúcho da o c... e fala tchê". o fato foi informado ao 4º árbitro Sr. Felipe da Silva Gonçalves Paludo pelo delegado da partida Sr. Marcelo Carlos Nascimento Viana e por ter cessado o canto de maneira rápida em um curto espaço de tempo, não houve necessidade de paralisar a partida, pois os cânticos não foram mais percebidos após o telão do estádio e o sistema de som solicitarem aos torcedores para que não entoassem cantos homofóbicos", escreveu.

O Fluminense entra em campo novamente nesta quarta-feira (6), às 19h15, contra o Oriente Petrolero-BOL, no Maracanã, na estreia na fase de grupos da Copa Sul-Americana.