Mais Lidas

Um fio de esperança para o Vasco

Cruzmaltino pega o Guarani e precisa chegar ao 'número mágico' de 64 pontos para conseguir o acesso

Nenê
Nenê -
Enquanto houver um fio de esperança, o torcedor vascaíno vai acreditar no acesso à Série A do Brasileirão, embora o time tenha 47 pontos e esteja atrás do Goiás, quarto colocado sete pontos. Enquanto esse fio de esperança não se arrebentar, a torcida vai continuar acreditando e gritando que o "Vasco é o Time da Virada, o Vasco é o time do Amor". Trechos do próprio hino embalam esse sentimento que nunca parou (e jamais vai parar): Vamos todos cantar de coração / A Cruz de Malta é o meu pendão (...) / Norte e sul, norte e sul deste Brasil / Tua estrela, na terra a brilhar / Ilumina o mar.

Porém, os mais fanáticos cruzmaltinos têm os pés no chão e sabem que a tarefa é árdua (leia mais abaixo), a começar nesta quinta-feira (04/11): precisa bater de frente com o Guarani, às 19 horas, no Brinco de Ouro Princesa, e dar aquele polimento no estádio, além de emperrar o Bugre, que é um concorrente direto ao G-4 e está a somente dois pontinhos na frente. Pelo menos, o time conta com a volta do maestro Nenê, que tem feito gols e dado assistências para os atacantes, como Germán Cano.

Não fosse a derrota para o CSA, por 2 a 1, e o empate com o Náutico, em 2 a 2, depois da boa vitória sobre o Coritiba, por 2 a 1, poderia se dizer que a situação do Gigante da Colina estivesse mais cômoda. Hoje, as chances de classificação para elite do futebol brasileiro é de apenas 5%, segundo Tristão Garcia, do site Infobola, que aponta 64 pontos como o "número mágico" para voltar à Primeirona.

"No caso do Vasco da Gama, como está com 47 pontos e precisa atingir 64, faltando seis jogos, num total de 18 pontos, é necessário que vença todos para chegar aos 65, sem contar com tropeços dos time que estão acima na tabela, como Goiás, CSA, CRB e próprio Guarani, e ainda depender de critérios de desempate, possivelmente", analisa o matemático Tristão Garcia, enquanto o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) destaca somente 3,2% de chances.
Para os supersticiosos cruzarem os dedos
Mas em 2020, é bom lembrar que Juventude e Cuiabá, terceiro e quarto colocados, respectivamente, conseguiram o acesso com 61 pontos, assim como Atlético-GO, que completou o G-4 da Série B, subiu com 62 pontos, em 2019. Já em 2108, o CSA (62 pontos e 2º colocado), Avaí (61 e 3º) e Goiás (60 e 4º), retornaram à Série A. Como dito, a tarefa é espinhosa. Mas como para quem acredita em milagres e que matemática não é uma ciência exata, não custa nada a sonhar (confira no quadro mais abaixo os jogos desta reta final do Cruzmaltino na Segundona).
Adversários chatos e complicados
O que pode complicar um pouquinho (ou muito) para o Vascão, é o fato destes adversários estarem sonhando, dormindo ou acordado com a Primeira Divisão em 2022, como é o caso do Guarani e Botafogo,  enquanto Vitória e Londrina tentam mais do que desesperadamente fugir do fantasma da Terceirona.
Já Vila Nova-GO e Remo estão mais para cumprir tabela, pois o risco de queda é o mínimo possível e o acesso já passou há tempos de um sonho. Eles querem se manter na Série B. Mas não é hora de entregar os pontos, ou melhor, jogar a toalha, a não ser que tenha um revés contra o Guarani e Botafogo. Aí, entrega de vez o boné....
A DURA CAMINHADA DO VASCÃO:
DIAS           JOGOS                        LOCAIS                 HORÁRIOS
04/11 - Guarani x Vasco               Brinco de Ouro                 19h
07/11 - Vasco x Botafogo             São Januário                    16h
10/11 - Vasco x Vitória                 Barradão                        21h30
15/11 - Vila Nova-GO x Vasco      Estádio OBA (GO)           20h
20/11 - Vasco x Remo                  A definir                         A definir
27/11 - Londrina x Vasco             A definir                         A definir

Comentários