Mais Lidas

Título Sul-Americano de 1948 do Vasco vai virar documentário

Filme contará a história do campeonato que mudou a história do Gigante da Colina com participações de torcedores ilustres

Personagem principal do filme mostrará, de forma imersiva, a campanha do Cruzmaltino em 1948
Personagem principal do filme mostrará, de forma imersiva, a campanha do Cruzmaltino em 1948 -
O primeiro grande título da história do Vasco da Gama, o Campeonato Sul-Americano de Campeões de 1948, que deu o apelido de “Expresso da Vitória” ao clube, vai virar filme. “A Força do Gigante” é o título do documentário que conta como o Gigante da Colina conquistou a América do Sul pela primeira vez. O lançamento será no próximo dia 22 deste mês, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.
Com duração de 54 minutos, o documentário conta a trajetória do icônico Expresso da Vitória, no Chile, onde o Vasco se sagrou o primeiro campeão continental do mundo – o torneio serviu de inspiração para a criação da Copa Libertadores e da Liga dos Campeões da Europa.
O filme, que tem direção e roteiro de Marco Antonio Rocha, conta com depoimentos de personalidades que se tornaram Vasco graças ao time formado por craques como Barbosa, Ademir, Chico, Ely, Danilo, Jorge, Augusto, Friaça, Lelé, Rafaneli e Ismael. Entre os depoentes estão Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Antônio Pitanga, Sérgio Cabral (pai) e Jaguar, que relembram passagens de sua infância como torcedores cruzmaltinos.
Como as narrações originais de rádio se perderam em um incêndio, “A Força do Gigante” tem como uma de suas estrelas o locutor Evaldo José, que recriou alguns dos lances mais importantes do Sul-Americano. Essas jogadas são acompanhadas por um menino devidamente caracterizado com roupas de época, que ouve as narrações por um rádio antigo. Além disso, o documentário deu vida aos lances através de animações, que levam o espectador a fazer uma viagem no tempo.
O filme “A Força do Gigante” é uma realização do Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura em parceria com o Club de Regatas Vasco da Gama. A obra tem patrocínio da Tim, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Comentários