Mais Lidas

Enem começa com horário de verão

Em todo o país, 5,5 milhões de candidatos estão inscritos no exame

Chegou o dia mais aguardado pelos estudantes do país: acontece hoje a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Os 5,5 milhões de candidatos que se inscreveram para fazer a prova devem redobrar a atenção com o relógio, pois a data coincide com o início do horário de verão, em vigor desde a meia-noite de hoje.

Aqui no Rio, o exame será aplicado às 13h30, e os portões das locais de prova abrem ao meio-dia e se fecham às 13h. A recomendação de especialistas é que o candidato saia cedo de casa e chegue à unidade antes para evitar contratempos.

Ao todo, são 5h30 de duração, ou seja, o exame acabará às 19h. E o estudante deve aproveitar ao máximo o tempo que tiver para ler e responder com atenção as questões.

Neste primeiro dia, os candidatos farão as avaliações de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. E no próximo domingo, dia 11 de novembro, será a segunda etapa de avaliação com as provas de Ciências da Natureza e Matemática. Na finalização da prova, os professores recomendam dedicar 30 minutos ao gabarito, para não errar na marcação das questões.

O que levar

Para fazer a prova é obrigatório documento de identidade com foto e caneta esferográfica transparente de tinta preta. Lápis e borracha não são permitidos. Como o exame é de longa duração, lanches leves, como barrinhas de cereais e água são recomendados.