Mais Lidas

PSDB declara apoio à reeleição de Rodrigo Maia para Presidência da Câmara

Sinalização dos tucanos já havia sido feita na semana passada pelo governador de São Paulo, João Doria

Governador de São Paulo, João Doria, se reúne com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, no Palácio dos Bandeirantes
Governador de São Paulo, João Doria, se reúne com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, no Palácio dos Bandeirantes -

Brasília - O PSDB declarou nesta segunda-feira seu apoio à candidatura de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à Presidência da Câmara dos Deputados. A sinalização dos tucanos já havia sido feita na semana passada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Agora, a confirmação foi feita pelo atual líder da legenda na Casa, o deputado Nilson Leitão (MT). "Maia conduziu de forma equilibrada esse momento complicado no Brasil pós-impeachment", afirmou Leitão.

Leitão ressaltou que o partido também apoiou a candidatura de Maia na eleição em julho de 2016, após a renúncia de Eduardo Cunha. "O PSDB fez isso durante todo esse período e o apoiou já na primeira eleição. Abriu mão de candidatura própria para isso", disse. O partido elegeu 29 deputados para a nova legislatura.

Apoios

Anúncio de apoio do PSDB à reeleição de Maia foi feito pelo deputado Nilson Leitão - Marcelo Camargo / Agência Brasil

Assim, o PSDB passa a ser o sexto partido a apoiar a reeleição de Maia, além do PSL, PRB, PSD, PPS e do próprio DEM, partido do deputado.

Tudo indica que o PR também deve declarar apoio nesta semana. Caso isso ocorra, o número total de votos favoráveis à recondução de Maia pode chegar a 215.

Apesar do possível apoio oficial, o PR tem a candidatura única do deputado Capitão Augusto (PR-SP), que afirmou que irá concorrer ao pleito. "Se isso acontecer (apoio do PR a Maia), já era algo esperado e eu mantenho minha candidatura de toda forma", afirmou.

Deputado federal Capitão Augusto (PR-SP) - Valter Campanato / Agência Brasil

Concorrentes

Por outro lado, um novo candidato deve ser adicionado à disputa, o deputado Arthur Lira (PP-AL). O Partido Progressista pode centralizar votos descontentes do acordo entre Maia e o PSL, de Jair Bolsonaro.

Alguns parlamentares, no entanto, avaliam que Maia não deve ter o apoio total destas bancadas, ressaltando que o voto para a Presidência da Câmara é secreto. Outro concorrente na disputa, o deputado Fábio Ramalho (MDB-MG), por exemplo, afirma que terá votos substanciais dentro até do próprio PSL. "Estou conversando com a maioria dos deputados e não apenas lideranças. Hoje, eu sou o favorito e já tenho mais de 200 votos", afirma Ramalho.

Deputado federal Arthur Lira (PP-AL) - Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Ramalho fez uma visita de cortesia nesta segunda ao presidente Jair Bolsonaro (PSL). O deputado disse que Bolsonaro garantiu a ele que não irá interferir na disputa da Câmara.

Campanha

Deputado Fábio Ramalho (MDB-MG), fala com a imprensa após audiência com o presidente Jair Bolsonaro - Wilson Dias / Agência Brasil

Enquanto isso, Rodrigo Maia está em campanha pelos estados nesta semana para angariar mais apoio à sua recondução. No sábado, ele esteve em Goiânia, com o governador do estado, Ronaldo Caiado (DEM-GO), que afirmou apoiar o colega e que vai trabalhar em prol de sua campanha.

O deputado deve se encontrar nesta terça com os parlamentares eleitos pelo Piauí. A reunião será no escritório do governador Wellington Dias (PT), em Teresina. O deputado Assis Carvalho (PT-PI) deve comparecer ao encontro. "Eu vou ouvir o deputado, mas o apoio dependerá da decisão do partido", afirmou Carvalho.

Governador de São Paulo, João Doria, se reúne com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, no Palácio dos Bandeirantes Mauricio Rummens / Parceiro/Agência O Dia
Anúncio de apoio do PSDB à reeleição de Maia foi feito pelo deputado Nilson Leitão Marcelo Camargo / Agência Brasil
Deputado federal Capitão Augusto (PR-SP) Valter Campanato / Agência Brasil
Deputado federal Arthur Lira (PP-AL) Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Deputado Fábio Ramalho (MDB-MG), fala com a imprensa após audiência com o presidente Jair Bolsonaro Wilson Dias / Agência Brasil