Mais Lidas

Viva o padroeiro

Procissão de São Sebastião reúne 20 mil fiéis

A imagem de São Sebastião foi da Tijuca à Catedral Metropolitana
A imagem de São Sebastião foi da Tijuca à Catedral Metropolitana -

Mais de 20 mil fiéis, entre católicos, espiritualistas, candomblecistas e outros, participaram ontem da tradicional procissão de São Sebastião, que percorreu quase 3 km da Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca, à Catedral Metropolitana, no Centro, liderada pelo cardeal arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta. Os fiéis agradeceram curas e graças alcançadas e pediram paz para o Rio.

Morador de Itaboraí, Ítalo Rômulo, viajou quase três horas para ir à procissão, o que faz há 30 anos, desde que ficou curado de uma grave doença no estômago. "Chova ou faça sol, sempre venho agradecer a São Sebastião", conta.

Kardecista, Marco Aurélio de Souza deve sua entrada na OAB ao santo, depois de promessa feita há 15 anos. "Prometi que, se fosse aprovado, viria todos os anos", diz.

Muitos fiéis pediram que 2019 seja um ano de paz. Como Luciano e Aline Soares, pais do pequeno Isaac, de 1 ano, que participou vestido como o padroeiro. "A gente tem esperança que tudo seja diferente".

O mineiro Rafael Rapaula completou cinco meses morando no Rio na festa de Oxóssi, e pediu ao orixá representado por São Sebastião no sincretismo da Umbanda, um ano de igualdade, amor e respeito. "Que o orixá guerreiro, como o santo, nos ajude nessa luta".