Mais Lidas

Greenpeace lança campanha contra a Vale após tragédia em Brumadinho

ONG exige suspensão das atividades de todas as barragens de rejeitos de mineração controladas pela Vale e pede apoio da população em petição pública online

Greenpeace faz campanha contra Vale após tragédia em Brumadinho
Greenpeace faz campanha contra Vale após tragédia em Brumadinho -

O Greenpeace Brasil lançou, na última terça-feira, uma petição pública contra a Vale com o objetivo de tentar evitar que novos desastres como os de Brumadinho e Mariana aconteçam. A campanha, denominada como #ParemAVale, pede a suspensão imediata das atividades nas 167 barragens de rejeitos de mineração nos estados de Goiás, Minas Gerais, Pará, Sergipe e São Paulo, até que a segurança seja fiscalizada e garantida por órgãos desvinculados da empresa.

A barragem da Mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, se rompeu no dia 25 de janeiro, em Brumadinho (MG). De acordo com balanço mais recente divulgado pela Defesa Civil de Minas Gerais, 121 pessoas morreram e 226 continuam desaparecidas. Desde sábado, a operação de resgate entrou em uma nova fase, que ainda não tem previsão de acabar.

Segundo os ativistas da ONG, uma fiscalização independente pode garantir que a população brasileira tenha informações transparentes a respeito da situação de risco de cada barragem. Para eles, a tragédia não pode ser considerada um desastre, mas sim um crime.

"Exigimos que as empresas responsáveis sejam penalizadas, não aceitaremos mais tragédias como essas. Prezamos pela segurança do meio ambiente e das pessoas. Precisamos da sua voz para mostrar às empresas, movidas pela ganância e lucro, que o povo brasileiro não aceitará mais crimes impunes. Juntos somos mais fortes!", diz a nota publicada pela ONG.

Confira o vídeo divulgado nas redes sociais do Greenpeace para mobilizar a população na campanha: