Mais Lidas

Elza Soares faz foto em resposta à festa com negras vestidas de escravas

'Pense no quanto pode machucar o próximo, sua memória, os flagelos do seu povo, ao escolher um tema para enfeitar um momento feliz da vida', diz a cantora

A reação de Elza Soares
A reação de Elza Soares -

A cantora Elza Soares, de 81 anos, postou em seu Instagram nesta segunda-feira uma foto em resposta à imagem de Donata Meirelles, diretora da Vogue Brasil. A executiva foi duramente criticada no fim de semana ao posar, durante seu aniversário, ao lado de negras supostamente vestidas de escravas. "Tinha até um 'trono de sinhá' para que os convidados tirassem fotos ao lado das 'mucamas", escreveu um dos internautas.

Elza fez questão de sentar-se num trono, cercada de mulheres: "Hoje li sobre mais uma 'cutucada' na ferida aberta do Brasil Colônia. Não faço juízo de valor sobre quem errou ou se teve intenção de errar. Faço um alerta! Quer ser elegante? Pense no quanto pode machucar o próximo, sua memória, os flagelos do seu povo, ao escolher um tema para 'enfeitar' um momento feliz da vida", escreveu na legenda.

A reação de Elza Soares - Reprodução de Instagram

Diante da péssima repercussão, Donata se defendeu das acusações de racismo: "Como era sexta-feira e a festa foi na Bahia, muitos convidados e o receptivo estavam de branco, como reza a tradição. Mas vale também esclarecer: nas fotos publicadas, a cadeira não era uma cadeira de Sinhá, e sim de candomblé, e as roupas não eram de mucama, mas trajes de baiana de festa".

Donata Meirelles comemorou seu aniversário com tema polêmico - Reprodução do Instagram

Donata Meirelles comemorou seu aniversário com tema polêmico Reprodução Instagram
A reação de Elza Soares Reprodução de Instagram
A reação de Elza Soares Reprodução de Instagram