Mais Lidas

Bancos oferecem plataformas online para o consumidor quitar seus débitos

Não é preciso ir até a agência para saber quanto deve e buscar a melhor forma de pagar, um clique resolve

O Dia do Consumidor é na sexta-feira, mas a semana já começou bem para quem está com o nome sujo: os bancos estão com negociação para quitar dívidas. E nem é preciso ir até a agência para saber quanto deve e buscar a melhor forma de pagar. Os cinco maiores bancos oferecem plataformas online para facilitar o pagamento de débitos em atraso. E, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o retorno é positivo: até 40% dos acordos já são feitos pela internet. 

A plataforma é bem avaliada por especialistas. "A negociação online é importante porque evita a exposição física pública do consumidor, que muitas vezes se sente envergonhado por estar em uma condição de inadimplência", avalia Gilberto Braga, professor do Ibmec e da Fundação D. Cabral.

Mas atenção: é preciso avaliar bem o acordo oferecido. Isso ocorre, segundo Braga, porque o processo de renegociação é feito nas opções que o credor oferece. "Desta forma, o consumidor pode não ser contemplado com as condições oferecidas", adverte. Por isso, acrescenta o economista, é importante saber o valor real da dívida e observar se a instituição está dando desconto no valor total, com o abatimento de juros, por exemplo.

Para a advogada Luciana Cruz, do escritório Vieira, Cruz Advogados, o momento é favorável para a negociação de dívidas. "Ainda vivemos em uma crise econômica e, por isso, os bancos encontram-se mais flexíveis para negociar dívidas antigas", explica.

No Itaú Unibanco, a campanha de renegociação vai até 31 de março. Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal também estão oferecendo essa facilidade para os clientes.