Mais Lidas

Lei Seca registra redução de alcoolizados em 56% no verão deste ano

O número de condutores que apresentaram sinais de embriaguez caiu de 1.362 em 2018 para 768 neste ano

Multa para flagrante com sinais de embriaguez é de R$ 2.934,70
Multa para flagrante com sinais de embriaguez é de R$ 2.934,70 -

Rio - A Operação Verão da Lei Seca, iniciada no dia 10 de janeiro e encerrada esta semana, constatou uma redução em 56,39% de motoristas alcoolizados nas blitzes diurnas com relação ao registrado no ano passado.

O número de condutores que apresentaram sinais de embriaguez caiu de 1.362 em 2018 para 768 neste ano nas operações durante o verão. Segundo os responsáveis pela Operação Lei Seca, esta redução é resultado de um aumento da conscientização da população em evitar a combinação de álcool e direção também no período diurno. A queda trouxe, também, reflexos no percentual de habilitações recolhidas, veículos multados e rebocados.

A Operação Verão 2019 realizou 116 ações, abordou 15.065 veículos, gerou 4.035 multas e detectou 768 casos de alcoolemia. No total, 555 automóveis foram rebocados e 766 Carteiras de Habilitações foram recolhidas. A Operação Verão é realizada pelo quinto ano consecutivo e tem como objetivo realizar blitzes diurnas de fiscalização e conscientização nas principais áreas de lazer de todo o Estado do Rio de Janeiro.

A Coordenadora da Operação Lei Seca, Veronica de Oliveira afirma que o trabalho de fiscalização e educação nestes quase dez anos está levando a sociedade a rever o seu comportamento com relação à mistura de álcool e direção.

"Acredito que o endurecimento na Lei e a intensificação das ações fiscalizatórias e educativas estão criando um novo hábito na sociedade fluminense de não misturar mais álcool e direção, tanto que reduzimos em 56% o número de motoristas flagrados dirigindo sob influência de álcool comparado ao ano passado. Resultados como esse nos dão a certeza que estamos no caminho certo", comemorou.