Mais Lidas

Fiscalização do Detran em bllitz pode passar a ser filmada

Projeto foi aprovado pela Alerj e segue para sanção do governador Wilson Witzel

Objetivo é combater a máfia dos reboques e evitar que motoristas sofram extorsão
Objetivo é combater a máfia dos reboques e evitar que motoristas sofram extorsão -

As fiscalizações do Detran nos veículos podem passar a ser filmadas. Ontem, os deputados estaduais aprovaram na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) o projeto de lei que determina que agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) filmem as vistorias de fiscalização de carros durante blitzes.

Segundo o deputado Luiz Paulo (PSDB), autor da proposta, o objetivo é combater a máfia dos reboques e evitar que motoristas sofram extorsão.

"A obrigatoriedade de exigir do Detran a gravação é garantir a completa transparência ao procedimento de fiscalização que se dará nas vias públicas do Estado. Caberá aos agentes realizarem os procedimentos de verificação nos veículos", explicou o parlamentar.

Os motoristas devem receber as filmagens em 15 dias, a partir da data da fiscalização. O projeto segue para o governador Wilson Witzel, que tem 15 dias úteis para sancionar ou vetar a proposta.

Na última segunda-feira, Witzel proibiu a realização de blitz de fiscalização por policiais militares. Com a nova determinação, as vistorias no trânsito passarão a ser feitas pelo Detran.