Mais Lidas

Heróis em perigo

Quase metade dos profissionais de Saúde testados estão infectados pelo novo coronavírus

Quase metade dos profissionais de saúde da rede pública com sintomas gripais, que foram testados pelo Centro de Triagem Diagnóstica para Covid-19 da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) nesta semana, estão infectados com a Covid-19. Conforme o estudo do centro de triagem e do Laboratório de Virologia Molecular, nas próximas semanas o estado corre o risco de enfrentar uma possível falta de profissionais devido à contaminação pelo novo coronavírus. 

O teste biomolecular, exame mais preciso na descoberta da doença, foi realizado, ao todo, em 1.155 médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, entre os dias 16 de março e a última quinta-feira. Estes profissionais atuam em hospitais de referência, emergências e hospitais com pacientes com doenças graves das redes municipal, estadual e federal de saúde.

Profissionais afastados

Segundo a secretaria estadual de Saúde, até ontem, 422 profissionais foram afastados do trabalho por suspeita ou confirmação da doença. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, 768 profissionais, entre médicos e profissionais de enfermagem estão fora de suas funções por apresentarem sintomas respiratórios suspeitos da infecção, pela idade, ou por terem doenças pré-existentes.