Mais Lidas

Caso João Pedro: laudo aponta que tiro acertou jovem pelas costas

Adolescente foi morto durante uma operação das polícias Civil e Militar em São Gonçalo

João Pedro Pinto tinha 14 anos
João Pedro Pinto tinha 14 anos -
Rio - O laudo cadavérico de João Pedro Mattos Pinto, de 14 anos, indica que ele foi atingido por um único disparo nas costas. O adolescente foi morto em uma operação das polícias Civil e Federal no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, Região Metropolitana, a segunda-feira passada (18). A informação foi antecipada pelo Extra e confirmada por O DIA
De acordo com a Polícia Civil, o tiro acertou João Pedro na parte posterior das costas, na altura das costelas, do lado direito.
Em nota, a Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI), responsável pela investigação, informou que o "laudo de necropsia, por si só, não permite esclarecer com precisão a dinâmica do fato, assim como definir o trajeto do projétil, necessitando, portanto, da realização de uma reprodução simulada do caso e oitiva das demais testemunhas presenciais". 
Nesta quinta-feira (28), a família do adolescente era esperada para prestar depoimento na especializada, mas não compareceu. Segundo DHSGI, após todos os depoimentos serem realizados, vai realizar uma reprodução simulada da operação da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e da Polícia Federal que resultou na morte de João Pedro.
Policiais Civis afastados
Três policiais civis que participaram da operação que resultou na morte do menino João Pedro no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, no início da semana, foram afastados do serviço operacional provisoriamente. De acordo com a Corregedoria Geral de Polícia Civil (CGPOL), os agentes irão exercer atividades administrativas.
Além disso, a CGPOL instaurou sindicância administrativa disciplinar para apurar a conduta dos policiais civis que participaram da ação. A apuração corre em paralelo ao inquérito policial instaurado pela Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI).
Entenda o caso
Na tarde de segunda-feira (18), familiares de João Pedro Matos Pinto, de 14 anos, estavam em busca do jovem, que foi baleado dentro de casa durante uma operação da Polícia Civil na Praia da Luz, na Ilha de Itaoca, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, Região Metropolitana do estado.
João foi encontrado sem vida no Grupamento de Operações Aéreas (GOA) da Lagoa, na Zona Sul do Rio. Um tio e um primo do estudante fizeram o reconhecimento do corpo que estava no Instituto Médico Legal (IML) de Tribobó. Segundo investigações, o helicóptero da Polícia Civil percorreu cerca de 40 km com o corpo do estudante do município da Região Metropolitana até a área do Corpo de Bombeiros na capital.