Mais Lidas

Estudo aponta que sintomas iniciais da Covid-19 podem dizer se caso será grave

Pesquisa liderada por brasileiros nas universidades de Yale e Rockefeller identificou sinais que podem demandar atenção ainda nas primeiras reações à doença

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, e o secretário-executivo do  Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, divulgam dados atualizados sobre a situação do novo Coronavírus no país.
O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, e o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, divulgam dados atualizados sobre a situação do novo Coronavírus no país. -
Um estudo liderado por brasileiros e publicado na revista Nature, uma das mais importantes do mundo, aponta uma relação entre reações "agressivas" do corpo à Covid-19 já nos primeiros dias de infecção e o desenvolvimento de formas mais graves da nova doença.
De acordo com os cientistas, existem "fatores inflamatórios" que podem indicar, desde o princípio, uma resposta exagerada do sistema imunológico . Para realizar o estudo, os pesquisadores analisaram exames de sangue de pacientes moderados e graves da Covid-19.

A pesquisa, então, apontou um excesso de substâncias do sistema imunológico, chamadas de citocina, poucos dias após o pico da doença em cada paciente. A descoberta indica a chamada "tempestade imunológica", que é um desequilíbrio no sistema de defesa do corpo.

O momento e ocorrência da tempestade, que pode acontecer por volta do nono dia de infecção, pode apontar a tendência de recuperação ou piora do paciente, indicando o tratamento mais apropriado para evitar complicações da doença, diz o estudo.