Mais Lidas

Estrada das Paineiras é interditada por determinação da Defesa Civil do Rio

Bloqueio da via acarretará na suspensão temporária da visitação ao Cristo por meio das vans

Parque terá que realizar também a suspensão temporária da visitação ao Corcovado por meio das vans da concessionária Paineiras-Corcovado
Parque terá que realizar também a suspensão temporária da visitação ao Corcovado por meio das vans da concessionária Paineiras-Corcovado -
Rio - O Parque Nacional da Tijuca informa que a partir desta sexta-feira (2) estará preventivamente interditada toda a Estrada das Paineiras, a partir da altura da Rua Almirante Alexandrino, por determinação da Defesa Civil do município do Rio de Janeiro. O bloqueio foi solicitado após uma vistoria da GeoRio orientar que a Defesa Civil realizasse a interdição da área devido ao impacto provocado pelo temporal dos dias 21 e 22 de setembro de 2020.

Em cumprimento a essa determinação, o Parque executará a interrupção total da circulação na Estrada das Paineiras, o que inclui a proibição do trânsito de pedestres e de ciclistas. Além disso, será avaliado, junto com a Defesa Civil e a GeoRio, os impactos e ações necessárias no trecho interditado. Com a interdição da via, o Parque terá que realizar também a suspensão temporária da visitação ao Corcovado por meio das vans da concessionária Paineiras-Corcovado. A visitação ao Cristo Redentor por meio do Trem do Corcovado não sofrerá nenhuma alteração.

Vale lembrar que, desde o início da pandemia, as vias do Parque tiveram fechamentos que variaram de totais a parciais. No caso da Estrada das Paineiras, ela foi reaberta completamente no dia 15 de agosto, junto com a retomada da visitação ao Cristo Redentor. No entanto, ela esteve fechada integralmente entre 17 de março e 9 de julho – período que correspondeu ao fechamento total do Parque. Do dia 9 de julho - quando o Parque pode voltar parcialmente com algumas de suas atividades - até o dia 15 de agosto, a Estrada das Paineiras foi liberada somente para a circulação de pedestres e de ciclistas para a prática de atividades físicas. Com a reabertura do Cristo em agosto, a circulação foi liberada totalmente na via para viabilizar a atividade turística e o transporte de turistas até o Corcovado.

Funcionamento e circulação em outras áreas do Parque

A suspensão da visitação será apenas no setor Serra da Carioca, onde está o Corcovado, e é válida somente para veículos motorizados, pedestres e ciclistas – conforme explicado acima, o Trem do Corcovado vai continuar levando turistas até o Cristo. Os demais setores do Parque, como o Floresta e o Pedra Bonita e Pedra da Gávea, permanecem abertos à visitação, mas de acordo com as regras de reabertura parcial do Parque. Essas normas têm sido divulgadas e atualizadas desde o dia 9 de julho de 2020, quando o Parque voltou a permitir a prática de atividades físicas, como caminhadas, trilhas, ciclismos etc.

Nessas áreas abertas à visitação pública, a circulação de veículos motorizados ainda está proibida por ser uma medida de controle de acesso de pessoas enquanto durar a pandemia. Visitantes a pé ou de bicicleta têm acesso liberado a essas áreas do Parque, sempre das 8h às 17h, que é o horário de funcionamento da Unidade de Conservação (UC). Todas as dúvidas sobre o que pode e o que não pode na visitação podem ser esclarecidas no site www.parquenacionadatijuca.rio ou nas redes sociais verificadas da UC. O Parque reforça que os visitantes sempre confiram, antes de sair de casa, as condições de visitação, e que façam essa checagem em fontes confiáveis.