Mais Lidas

Rompimento de adutora deixa escolas inundadas na Zona Norte

Água atingiu parte das unidades e deixou rastro de lama, com prejuízos materiais e de infraestrutura

Adutora da Cedae sofre rompimento em Higienópolis, Zona Norte do Rio, e danifica escola
Adutora da Cedae sofre rompimento em Higienópolis, Zona Norte do Rio, e danifica escola -
Rio - Duas escolas da rede municipal foram inundadas com o rompimento de uma adutora em Higienópolis, na Zona Norte do Rio, nesta sexta-feira. De acordo com Secretaria de Educação (SME), os colégios sofreram danos. O muro que divide as escolas Oswaldo Cruz e Estado da Guanabara desabou e abriu-se uma cratera no chão.
Ainda segundo a pasta, a água atingiu parte das duas unidades e deixou um rastro de lama, causando prejuízos materiais e de infraestrutura. Funcionários da SME ainda estão fazendo um levantamento dos estragos causados pelo incidente. 
Em nota, a Cedae informou que ainda está realizando reparo emergencial em adutora na Rua Lourenço Ribeiro, em Higienópolis. O serviço foi iniciado na madrugada desta sexta-feira  e está previsto para ser concluído ainda hoje.

A dona de casa Vanusia Carvalho, 46, levou um susto quando precisou sair de casa na manhã desta sexta-feira para levar a filha à terapia. "Aqui é normal encher a rua durante qualquer chuva. Como já tem esse problema, o transtorno se repetiu com o rompimento da tubulação. Quase não consegui sair com o carro. Era muita lama e a rua cheia de água", conta.
Para realizar o reparo, foi necessário interromper o abastecimento para parte dos bairros de Engenho da Rainha, Del Castilho, Higienópolis, Bonsucesso, Ilha do Governador, Vicente de Carvalho, Kosmos, Cascadura, Piedade, Ramos, Inhaúma, Centro, Leopoldina, Caju, Rocha, Benfica, Riachuelo, Sampaio Correa, São Francisco Xavier, Triagem e Manguinhos.
A rede será colocada em carga logo após a conclusão do serviço e a previsão é de que o abastecimento esteja normalizado em até 24 horas. Moradores de imóveis que dispõem de sistema de reserva (caixas d'água e/ou cisterna) não devem sofrer desabastecimento. Mesmo assim, a Companhia pede que os clientes usem água de forma equilibrada, e adiem tarefas não essenciais que exijam grande consumo de água. Vale informar que clientes podem solicitar o abastecimento por caminhão pipa pelo 0800-282-1195.