Mais Lidas

'As mangueiras e hidrantes não funcionavam', diz Sindicato dos Médicos sobre equipamentos de hospital do Rio incendiado

Incidente aconteceu na manhã desta terça-feira; uma pessoa morreu

Pacientes são retirados do Hospital Federal de Bonsucesso
Pacientes são retirados do Hospital Federal de Bonsucesso -
Rio - O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Trabalho e Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Sindsprev), se pronunciou na tarde desta terça-feira após um incêndio de grandes proporções atingir o Hospital Federal de Bonsucesso. De acordo com Sidney Castro, dirigente do sindicato, as mangueiras e hidrantes que haviam na unidade de saúde, não funcionavam. 
"Foi uma tragédia anunciada. A falta dos equipamentos dificultou ainda mais a retirada dos pacientes e o combate ao fogo. É  importante lembrar que, durante as transferências, uma mulher de 42 anos, internada com covid, veio a falecer. Tudo isto é produto da irresponsabilidade dos governos, que nos últimos anos pouco se importaram com as vidas de servidores e pacientes", afirmou Castro.
Transferências de pacientes
Pelo menos 46 pessoas que estavam no hospital no momento do acidente tinham sido transferidas para outras unidades. De acordo com Carlos César Assef, coordenador médico assistencial do local, pacientes graves foram alocados em um primeiro momento na unidade materno infantil e, posteriormente, transferidos para outras unidades.
Durante a transferência, uma paciente de 42 anos morreu. A mulher, identificada como Núbia da Silva Rodrigues, que estava internada com covid-19 em estado grave, saiu com vida e veio a falecer a caminho do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla. Às 16h40, a direção do HFB confirmou uma segunda morte sem identificação. A vítima também estaria cuidando da mesma doença na unidade de saúde. Cerca de 168 homens estão no combate às chamas e cadetes da escola estão chegando para reforço aos militares de 13 unidades do Corpo de Bombeiros.
Ao todo, 289 pacientes estavam internados na unidade, 143 já foram transferidos e outros 144 ainda serão levados para outros hospitais.
O edifício atingido pelo foi incêndio foi o prédio 1, onde ficam as enfermarias e são realizados exames de imagem. O fogo começou no subsolo do pavilhão e atingiu o almoxarifado, onde fraldas ficam guardadas. Ainda não há informações sobre a causa do incidente.
A Polícia Federal informou que instaurou inquérito para investigar as circunstâncias do incêndio. Agentes estiveram na unidade de saúde para o início das investigações, e aguardam o resfriamento do local do incêndio para realizar a perícia.
Pacientes são retirados do Hospital Federal de Bonsucesso Reginaldo Pimenta / Agência O Dia
Incêndio atinge o Hospital Federal de Bonsucesso Reginaldo Pimenta / Agência O Dia
Paciente são transferidos para outras unidades de saúde Reginaldo Pimenta / Agência O Dia
Pacientes são retirados do Hospital Federal de Bonsucesso Reginaldo Pimenta / Agência O Dia
Pacientes foram transferidos para outras unidades de saúde, inclusive hospital de campanha Reginaldo Pimenta / Agência O Dia