Mais Lidas

Com queda no estoque, hemonúcleo de Volta Redonda faz apelo por doações

Número de doadores reduziu por conta da pandemia

Hemonúcleo de Volta Redonda faz apelo por doações 
Hemonúcleo de Volta Redonda faz apelo por doações  -
Volta Redonda - O Banco de Sangue de Volta Redonda registrou queda no número de coletas diárias devido à pandemia da covid-19, fato que faz com que o estoque da unidade esteja recorrentemente abaixo do recomendável. Por conta dessa situação, a direção do Hemonúcleo faz um apelo para aumentar o número de doadores. O ideal é que entre 20 e 30 pessoas façam a doação de sangue diariamente e hoje este número é inferior a dez.
Segundo a coordenadora do hemonúcleo, Marcelle Alves, há falta de todos os tipos sanguíneos, porém, neste momento, o "O positivo", "O negativo" e o “A positivo”, apresentam os estoques mais baixos. “Mas isto é variável. Precisamos de sangue de todos os tipos”, falou, agradecendo a iniciativa da Coordenadoria Municipal da Juventude que, neste mês, fez a campanha “Universitário Sangue Bom”, que ajudou aumentar um pouco o número de doações.
O hemonúcleo funciona das 7h às 12h, de segunda a sexta-feira, anexo ao Hospital São João Batista (HSJB), no bairro São Geraldo. E, além do próprio hospital, atende ainda a outras três unidades dentro do município e mais duas em cidades vizinhas.
“Acredito que as pessoas estejam receosas por conta da pandemia, principalmente, pelo banco de sangue estar dentro de um hospital. Avisamos que o atendimento aos doadores respeita todas as normas sanitárias de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus. O distanciamento social, a disponibilização de álcool 70%, a higienização das macas e equipamentos, além de ser obrigatório o uso de máscaras para doadores e funcionários”, disse Marcelle.
Ainda segundo a coordenadora, antes da coleta de sangue o doador passa por uma triagem e responde a um questionário. No caso de pessoas infectadas pelo novo coronavírus ou que tiveram contato com alguém infectado, a doação de sangue só é permitida 30 dias após o fim dos sintomas – como febre, falta de apetite, perda do paladar e olfato, entre outros.
“Uma doação pode beneficiar até três pessoas diferentes, porque o sangue é dividido em partes, que são os hemocomponentes (plasma, plaquetas e hemácias)”, explicou a coordenadora do hemonúcleo, ressaltando a importância da doação.
Requisitos para fazer a doação de sangue:
-Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade;
-Pesar no mínimo 50 kg;
-Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
-Estar alimentado (se comer alimentos gordurosos é necessário aguardar por 3 horas antes de doar);
-Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial;
-Aguardar 02 dias se foi vacinado contra a covid-19 com a vacina CoronaVac;
-Aguardar 07 dias se foi vacinado contra a covid-19 com a vacina de Oxford (AstraZeneca).