Mais Lidas

'Kit intubação': Saúde entrega medicamentos para municípios do Rio

Medicação distribuída para 55 hospitais do estado foi comprada por meio da aquisição feita pela Secretaria de Estado de Saúde

Secretaria de Estado de Saúde distribui medicamentos para 'Kit intubação'
Secretaria de Estado de Saúde distribui medicamentos para 'Kit intubação' -
Rio - A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Superintendência de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (SAFIE), realizou, na útlima quinta-feira (15), a entrega de medicamentos que compõe o “kit intubação” a municípios e hospitais que atendem pacientes em tratamento de covid-19. Dessas, 36 receberam anestésicos e bloqueadores musculares para compor o estoque de medicamentos para o período estimado de sete dias de atendimento. 
"A Secretaria de Estado de Saúde (SES) esclarece que está empenhando todos os esforços visando buscar alternativas viáveis para resolver o abastecimento dos medicamentos do chamado “kit intubação”, a municípios e unidades de saúde que atendem pacientes em tratamento de Covid-19, problema que ocorre em todo o Brasil", disse a pasta.
A SES aderiu a uma ata do Ministério da Saúde (MS) para aquisição dos medicamentos e realiza um processo de compra para suprir a necessidade do estado nos próximos três meses.
A secretaria fez ainda um pedido de aditivo de 50% nesse contrato para receber mais medicamentos e já obteve duas respostas positivas. A medicação que foi distribuída, nesta quinta-feira (15), para 55 hospitais do estado foi comprada por meio dessa aquisição feita pela SES. Nesta quinta-feira, a SES recebeu mais um lote de medicamento, como parte da aquisição feita pela secretaria. "Ressaltamos que esses estoques também são compostos por medicamentos adquiridos pela gestão do próprio hospital e/ou município gestor".
A pasta ainda informou que todas as etapas dos processos serão compartilhadas com o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública, visando dar transparência às aquisições.
"A Superintendência de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (SAFIE) destaca que o suprimento desses medicamentos nas unidades de saúde é de responsabilidade das Organizações Sociais (OS) de cada unidade e/ou do município gestor. Entretanto, em apoio à crescente demanda do momento, a SES, além da compra já mencionada, também realiza repasses dos medicamentos enviados pelo Ministério da Saúde, de forma equânime e com participação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), para as unidades e municípios que constam no Plano Estadual de Contingência para Enfrentamento da Covid-19".