Mais Lidas

Paes e Soranz garantem estoque suficiente para segunda dose na capital

Secretário de Saúde ainda falou sobre a mistura das vacinas Coronavac e Astrazeneca e afirmou que não há garantias de que sejam eficientes juntas

Eduardo Paes discursa durante inauguração de ponto de vacinação em base aérea do aeroporto Galeão
Eduardo Paes discursa durante inauguração de ponto de vacinação em base aérea do aeroporto Galeão -
Rio - O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, garantiram, na manhã desta quinta-feira (29), que a capital não corre riscos de falta da segunda dose da Coronavac, apesar de trabalhar sempre "no limite" do estoque. A falta de doses da vacina produzida Butatan já afeta pelo menos dez municípios do estado.
Leia mais:
"Apesar de ter uma liberação de não reservar a segunda dose (por parte do Ministério da Saúde), a gente tomou um cuidado de fazer uma reserva técnica. Não é de 100%, mas nos dá conforto. Temos condição de fazer isso até o fim de semana. Chegando doses segunda, a gente prossegue. Mas a princípio não há risco. Quem está no calendário para tomar, vai tomar a segunda dose", disse Paes, durante a inauguração de um posto de vacinação na base aérea do Aeroporto do Galeão. . A cidade do Rio tem previsão de entrega de doses da AstraZeneca programadas para amanhã, sexta feira (30), e outra remessa da Coronavac para a próxima segunda-feira (3).

Daniel Soranz também lembrou que os estudos científicos não dão garantias de que a mistura de vacinas, Coronavac e AstraZeneca, é eficiente.

"Isso é uma discussão técnica, mas se você tomou uma segunda dose diferente da primeira, é preciso fechar o ciclo. Então começa a contar a partir da segunda vacina", explicou Soranz.

A prefeitura inaugurou hoje um ponto de vacinação drive thru na Base Aérea do Galeão, que funcionará de 8h às 17h de segunda à sexta-feira, e de 8h às 12h aos sábados.