Mais Lidas

Crescimento dos elétricos depende de incentivos

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), foram emplacados 1.562 elétricos e híbridos de janeiro a maio deste ano. O número é cerca de 50% maior que o total registrado em 2016. E 10% maior em comparação ao índice atingido no mesmo período de 2017, quando foram emplacadas 1.462 unidades, de acordo com um levantamento feito pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Para o elétrico ter seu espaço no país, Ricardo Takahira afirma que serão necessários facilidades para o comprador e não apenas para a indústria. "O brasileiro pensa no carro como um investimento. Por isso, não bastam os incentivos para a cadeia produtiva no mercado de leves. Precisamos de incentivos para o consumidor", analisa.

Ainda segundo o especialista, a redução do IPI para a importação de 25% para 7%, definida no Rota 2030, deve colaborar para a chegada desses veículos movidos a eletricidade. Mas não é o suficiente. "O Brasil vai depender muito de políticas públicas para não ter mais motores a combustão interna. Quer seja por questões ambientais ou eficiência energética", diz Takahira.