Motor naturalmente aspirado de seis cilindros. Essas são as credenciais dos novos modelos topo da linha 718 da Porsche — Cayman GT4 e Boxster Spyder. A dupla, já confirmada pela marca para o mercado brasileiro, inaugura o retorno do motor boxer que havia sido substituído pelo quatro cilindros turbo nas linhas anteriores do esportivo de luxo.
Segundo a Porsche, o motor naturalmente aspirado, capaz de entregar até 420 cv de potência e 42,9 kgfm de torque, é baseado na mesma família de motores turbo da atual série de modelos 911 Carrera. Montado na posição central-traseira, o propulsor oferece o sistema de controle adaptativo de cilindros que, em velocidade reduzida, reduz o número de cilindros utilizados para diminuir o consumo de combustível.
O novo motor aspirado também apresenta sistema de controle de emissão com filtro de partículas para uma entrega de potência mais linear. O resultado são respostas imediatas ao acelerador. Todo o conjunto vem associado ao câmbio manual de seis marchas. A tração, como manda o figurino, é traseira. Afinal de contas, diversão em primeiro lugar.
Desempenho
Graças ao conjunto, a Spyder e Cayman chegam aos 100 km/h em 4,4 segundos. Só há diferença entre os dois quando o assunto é a máxima alcançada. Por causa da capota elétrica, o Boxter Spyder chega até os 301 km/, enquanto o Cayman GT4, que tem teto fixo, pode ir até os 304 km/h. Eles já estão disponíveis para encomendas lá fora e são vendidos por 93 mil e 96 mil euros, respectivamente, (R$ 403 mil e R$ 416 mil, em conversão direta, sem impostos).