Mais Lidas

Aprender rindo! Morador da Baixada descomplica História com memes

Leandro Marin, criador da página 'História no Paint', abusa de trocadilhos para explicar fatos históricos

Leandro Marin
Leandro Marin -
Rio - Quando os olhos brilham, é porque o encanto bateu. Paixão foi o que Leandro Marin sentiu ao aprender História sozinho, pela Internet, para passar no vestibular. Quanto mais adquiria conhecimento, mais tinha a certeza de que estudar não precisa ser chato. Foi com essa máxima na cabeça que o caxiense de 23 anos criou a página História no Paint, sucesso nas redes sociais, com mais de 800 mil seguidores no Facebook e outros 200 mil no Instagram. 
"Em 2016, eu optei por estudar pela Internet para passar no vestibular, por ser mais barato e por ser algo que eu me dava melhor. Ficava de segunda-feira a sexta-feira estudando mais ou menos oito horas por dia. Tive acesso a um ensino que eu nunca tive, com professores excelentes, que passavam a matéria de uma maneira completamente diferente. Não era algo muito sério ou rígido, era algo bem descontraído. Rolava várias piadinhas, paródias e isso me encantou demais", conta Marin, que decidiu, então, criar uma página que misturasse conteúdos de História e memes, que já faziam sucesso na época.
Professor utilizou meme do 'História no Paint' em prova na disciplina - ARQUIVO PESSOAL
"Nas aulas de História, eu pegava algum tema, fundia com um meme só por zoação e mandava para amigos e namorada. Passei para Economia na UFF (Universidade Federal Fluminense), mas a página deu certo. Isso me fez repensar se eu tava no curso certo. Decidi 'tacar' tudo pro alto e ingressar no curso de História".
Para Marin, que até hoje observas as dificuldades do ensino fluminense, principalmente na Baixada, onde ainda mora - ele é de Belford Roxo -, aprender com leveza é muito mais fácil. Por isso, o criador da página usa e abusa de piadas e trocadilhos com momentos e grandes personagens da História, mas sempre com o cuidado de não ofender ou usar termos discriminatórios.
"Eu mesmo no meu período escolar tinha uma visão de que o professor era alguém "chato", porque a única vez que eu via-o ele estava dando aula sobre algo "chato". Então, usar o meme também é mostrar pros jovens em geral que o professor também vive no mesmo mundo que ele: gosta de piadas, de se divertir e que ele não é um robô que só sabe dar aulas e passar provas", explica.  
Agora, Marin tem investido no podcast (espécie de programa de rádio) 'História no Cast'. Lá, costuma se aprofundar em temas que saem do meme e merecem maior debate. "O podcast já está entre os 100 mais escutados do Spotify Brasil. , eu uso temas da cultura pop para explicar História, como por exemplo usar a série Game Of Thrones pra explicar a Idade Média".  
Leandro Marin REPRODUÇÃO TWITTER
Professor utilizou meme do 'História no Paint' em prova na disciplina ARQUIVO PESSOAL

Comentários