Mais Lidas

Prefeitura de Nova Iguaçu oferece auxílio para servidores que irão se aposentar

Programa tem palestras e consultas com psicólogos para ajudar nos passos após aposentadoria

Servidores com previsão de se aposentar terão palestras informativas a disposição
Servidores com previsão de se aposentar terão palestras informativas a disposição -
A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio do Instituto de Previdência (PREVINI), iniciou um programa social que visa auxiliar os servidores em seu processo de decisão, organização e planejamento para a aposentadoria, o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) e o Programa Pós-Carreira (PPC).

Para isso, são oferecidos atendimentos com assistentes sociais, geriatras e psicólogos, além de palestras voltadas para a educação financeira, possibilitando o planejamento pessoal e profissional, preparando o servidor para uma nova etapa de vida e carreira.

De acordo com o explica presidente do PREVINI, Anderson Moreira, 0 público-alvo são servidores municipais que estão a cerca de três anos da aposentadoria. Enquanto o PPA vai cuidar da transição da vida do funcionário ativo para o aposentado, prestando os esclarecimentos necessários, o PPC tem como objetivo auxiliar os futuros aposentados a se recolocarem no mercado de trabalho ou até mesmo a buscar o trabalho voluntário.

“Há servidores que, ao se aposentarem, não podem, por lei, ter gratificações recebidas em forma de salário incorporadas à pensão por aposentadoria. Então é natural que a renda diminua. O PPC tem como objetivo ajudar estas pessoas a buscarem um novo rumo no mercado de trabalho para que possam complementar esta renda. Mas há também pessoas que não necessitam do dinheiro extra, mas desejam continuar trabalhando, se manter ativos. Nestes casos, eles podem buscar o voluntariado”, disse.

O próximo encontro com os futuros servidores aposentados será no dia 30 de novembro, no auditório do PREVINI. O economista Lauro Barilari irá abordar o tema ‘Desaprender para aprender, transformar para inovar’. No dia 15 de dezembro, os servidores terão uma palestra sobre envelhecimento saudável. Nela, eles conhecerão o processo contínuo de otimização de habilidade funcional e de oportunidades para manter e melhorar a saúde física e mental. O nome do palestrante ainda será divulgado pelo PREVINI.
Para participar das atividades, os servidores interessados devem entrar em contato com o PREVINI pelo WhatsApp (2666-2200) ou pelo e-mail [email protected]