Mais Lidas

Semana da mulher marcada por eventos voltados para o público feminino em Nova Iguaçu

Realização de "papo calcinha" ajudou a esclarecer dúvidas de saúde das homenageadas

Prefeitura de Nova Iguaçu organizou eventos em alusão ao Dia Internacional da Mulher
Prefeitura de Nova Iguaçu organizou eventos em alusão ao Dia Internacional da Mulher -
Na semana em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu realizou diversos eventos em alusão à data. As unidades de saúde promoveram palestras, rodas de conversa e dinâmicas abordando assuntos como valorização do ser feminino, violência contra mulher e a importância da mulher na sociedade.

Na Unidade Básica de Saúde de Rancho Fundo, a equipe enfatizou o poder das mulheres com o tema ‘Empodera mulher, você é poderosa’. As funcionárias prepararam uma roda de conversa com direito a apresentação teatral e a convidada Vivian Santos, especialista em relacionamento e sexualidade.

“O mais importante de tudo é o conhecimento, às vezes até existe o acesso à informação, mas não se conhece a realidade de cada uma. Então nosso lugar é o de empatia e dar acolhimento que elas necessitam”, afirmou Vivian.

“Eu vim para marcar o ginecologista e fui surpreendida com essa festa. Nós cuidamos de casa, filhos e verdadeiramente somos super. Achei muito legal ter esse dia”, relatou Andrea Oliveira de 39 anos e do lar.

A coordenadora do Programa de Atenção à Saúde da Mulher do Município Alícia dos Santos esteve presente, demonstrando muita satisfação em fazer parte de um dia tão especial.

“Mulheres, cuidem-se, não cuidem apenas dos outros. Se você não se cuidar, não terá saúde para cuidar dos seus”, disse, alertando as mulheres presentes.

A comemoração continuará ao longo de toda a semana. O programa abrange a linha de cuidado, desenvolvendo ações de prevenção e tratamento de doenças ginecológicas, assim como o acompanhamento do pré-natal, parto, nascimento, puerpério, puericultura e atendimento aos adolescentes. Dentre as ações está a oferta de exames de preventivo para colo de útero e mamografia para detecção precise de câncer de mama.