Mais Lidas

A decoração iluminada

Spots e trilhos continuam em alta entre as dicas de iluminação para o lar

Na imagem, a cozinha recebeu uma iluminação com luzes escondidas no forro e também spots
Na imagem, a cozinha recebeu uma iluminação com luzes escondidas no forro e também spots -

Não tem nada mais agradável do que um espaço bem iluminado. A escolha adequada dos pendentes, lustres, luminárias e spots, em conjunto com a lâmpada mais econômica, cria uma composição que possibilita um ambiente confortável e charmoso. Especialistas em busca da iluminação ideal dão dicas para ajudar o morador a aplicar os materiais que mais combinam com o perfil de cada lar.

A primeira dica é que uma casa bem iluminada não quer dizer cheia de luz, mas sim com um projeto bem elaborado e organizado. Para isso, é preciso pensar na distribuição das luminárias pelos forros, paredes e pisos, para quem quiser aproveitar todos os cantinhos da casa. Um material que virou o queridinho da decoração é o spot, peça que fornece uma luz mais direcionada e decorativa. "É um tipo de peça neutra e mais 'limpa', pois desaparece na decoração, já que é um material sem borda, para só aparecer a lâmpada", explica a arquiteta Cristiane Schiavoni.

Quando os arquitetos podem trabalhar com uma decoração mais elaborada, há a opção de investir em trilhos e spots externos. "Os trilhos hoje permitem que a gente possa distribuir neles vários tipos de luminárias, desde os spots tradicionais, até pendentes maravilhosos", avalia a arquiteta Karina Korn.

Além dos spots, os pendentes também estão cada vez mais em alta. Há opção de tubulares, industriais e os mais clássicos.

Na imagem, a cozinha recebeu uma iluminação com luzes escondidas no forro e também spots Divulgação
Em uma outra cozinha, o morador investiu em spots e em pendentes que dão o tom da iluminação Divulgação