Mais Lidas

Penteadeira pode ter vários estilos para decorar o ambiente

Moradores podem investir em um visual mais moderno com o item ou mesmo com a pegada clássica

A penteadeira ganhou nova cara com pintura vibrante, que deu um contraste 
no quarto
A penteadeira ganhou nova cara com pintura vibrante, que deu um contraste no quarto -
Rio - Item clássico na decoração, a penteadeira foi criada para garantir mais privacidade na hora das mulheres cuidarem da beleza. Atualmente, a peça assumiu um visual mais moderno, mas também há aqueles que gostam de uma pegada mais retrô. O que importa é transformar o móvel do jeito que o morador gosta para decorar o cômodo.
Para quem quer investir no item para a decoração, é possível deixá-lo mais original ou repaginá-lo, para servir como um contraste. No segundo caso, só o móvel em um ambiente moderno já deixa um contraste
ou, ainda, há opção de pintá -lo com uma cor vibrante para destoar dos tons do espaço.
Já para quem quer deixar a peça mais perto do original, os especialistas recomendam apenas uma repaginada para deixar o móvel com um bom aspecto. 
Na escola do móvel, há um detalhe que as moradoras não podem esquecer. É necessário levar em conta o tamanho ideal, para conseguir apoiar todos os produtos e os braços na mesa, além de pensar na altura do espelho para que seja possível enxergar o rosto por completo.
Outra opção é investir na marcenaria sob medida para criar um item exclusivo, atendendo todas as necessidades do dia a dia da moradora. “Se o espaço que você tem em casa é pequeno, vale eleger um modelo sob encomenda”, indica a arquiteta Cristiane Schiavoni.
Já a arquiteta Lucianne Korn indica o móvel feito sob medida para criar nichos na penteadeira. “Para guardar maquiagens e bijuterias, os nichos em marcenaria são perfeitos, pois é possível calcular o tamanho ideal, além de facilitar na hora da organização”, explica a especialista.
ILUMINAÇÃO 
Outro ponto importante está relacionado à iluminação do móvel. A arquiteta Cristiane ressalta que em projetos de penteadeira, além de aproveitar a luz natural vinda da janela, a luz artificial precisa vir de frente para o rosto. "Apostar somente em uma iluminação superior pode criar sombras no rosto e dificultar o momento de maquiagem”, indica ela.
Pensando em uma penteadeira com bastante iluminação, o arquiteto Renato Andrade dá uma dica para decorar o móvel: se inspirar na cenografia de camarins para iluminar o espaço. “Além de ser um charme para a decoração, é uma iluminação ideal para que a moradora possa de maquiar no dia a dia”, aponta o profissional.