Mais Lidas

Com estilos e formatos diferentes, a mesa de centro torna o ambiente mais funcional e charmoso

Além de servir de apoio, o móvel também cumpre papel decorativo com arranjos e adornos

Especialista indica investir em uma cor na mesa de centro que destoe do restante da decoração da sala
Especialista indica investir em uma cor na mesa de centro que destoe do restante da decoração da sala -
Rio - Dos mais variados estilos e formatos, a mesa de centro é peça ‘curinga’ para tornar uma sala de estar mais funcional e charmosa. Além de servir de apoio para copos e itens eletrônicos, o móvel também cumpre o papel decorativo graças às possibilidades de arranjos e adornos capazes de deixar o espaço ainda com mais estilo.
A decoração vai depender do tamanho da mesa para montar uma composição equilibrada. “Se for uma peça grande, conseguimos fazer uma montagem bacana com mais objetos. Mas, se for pequena, itens pontuais são suficientes”, conta a arquiteta Ana Yoshida. Definido isso, o morador deve pensar em uma composição para compor com o estilo da sala.
Ana revela que uma saída mais fácil para quem deseja fazer uma decoração harmônica da mesa de centro com o restante do ambiente é apostar em uma cor de destaque, em um tom que contraste com a pintura da parede, por exemplo.
Segundo a especialista, a combinação queridinha para mesas de centro é a mescla de livros e plantas. Em relação aos arranjos, o segredo é optar por vasos mais discretos, para que ele fique em destaque. “É legal escolher um suporte neutro com um tamanho adequado para realçar as flores e a própria mesa de centro”, conta.
Quando os assuntos são aos livros, vale decorar com capas coloridas para fazer a composição da decoração.
DECORAÇÃO AFETIVA
A decoração da mesa de centro não fica só nos itens, como plantas e livros. Os objetos de maior apego e peças de memórias afetivas também caem bem na ornamentação do móvel. “São objetos que nos oferecem um aconchego no coração. Por que não destacarmos no ambiente social da casa?”, sugere a arquiteta Ana.
Com isso, vale investir em peças de famílias, itens de viagens e objetos que carregam história. Para decorar um projeto feito pela arquiteta, ela trabalhou uma decoração da mesa de centro com evidência na coleção de porcelana de uma moradora.