Mais Lidas

Dicas para decorar os ambientes para quem tem pets em casa

Uma das orientações é optar por piso porcelanato ou vinílico, pois eles são mais fáceis para limpar

Especialistas indicam criar nova convenção para explicar a permissão de animais domésticos
Especialistas indicam criar nova convenção para explicar a permissão de animais domésticos -
Rio - Ter um animal de estimação em casa requer cuidados. Alguns moradores até desistem de ter um pet em casa, pois tem dificuldades em manter a decoração intacta. Entretanto, não é preciso abrir mão da convivência com os bichinhos. Os moradores só precisam investir em decorações adaptadas e ideias para o bem-estar de toda a família.
“Ter pet em casa é quase ter uma criança. No caso de cachorros, é fundamental colocar objetos que quebram em locais altos, como prateleiras. Já os gatos gostam de lugares altos, então prateleiras são alvo para eles Dessa forma, evite colocar objetos que quebram em prateleiras altas”, explica a designer de interiores Patricia Hagobian.
Para quem tem animal em casa, é interessante considerar espaços específicos para os animais. Passagens adaptadas podem ser instaladas para facilitar o acesso nas portas. Além disso, especialistas alertam para a necessidade de investir em redes de proteção nas janelas e varandas.
Já para o piso, a praticidade deve ser a principal escolha para o material, pois a limpeza deverá ser mais frequente. “É importante evitar madeira, pois o material sofre com os arranhões e deteriora com a urina”, explica a arquiteta Beatriz Ottaiano.
No lugar, o morador deve optar por piso porcelanato e vinílico, pois é fácil de limpar. O morador deve evitar ainda os porosos, que podem manchar se o xixi for feito em um local errado.
TINTAS E MÓVEIS
Um comportamento dos cães é se esfregar na parede. Para evitar danos, uma boa opção é apostar na tinta acrílica. “Também existem vários tipos de papel de parede que são fáceis de limpar. Na hora da compra, morador deve pedir papel autolimpante ou lavável”, explica Patricia. Uma ideia é empregar as versões de vinil.
Já sobre a escolha das cores para esses ambientes, é interessante optar pelas mais escuras, pois ajudam a disfarçar a sujeira.
Para os móveis, o ideal é procurar tecidos que sejam mais resistentes e que não desfiam, além de aplicar impermeabilizante, que facilita a limpeza. Por isso, as tramas fechadas são ideias para não estragar os tecidos. Não é preciso se desfazer dos tapetes. O morador deve escolher por modelos com fio curto, já que acumulam menos pelo.