Mais Lidas

Saiba como escolher a melhor opção de tinta para a área externa da sua casa

Tinta acrílica ou a emborrachada são as mais indicadas para pintar essa parte da residência

Cartela de cores na loja pode ajudar na escolha
Cartela de cores na loja pode ajudar na escolha -
Rio - Na hora de renovar os ares da casa e iniciar uma transformação, muitas vezes uma área específica acaba ficando esquecida. A parte externa, tão — ou mais — importante quanto as outras, já que é a primeira coisa a ser vista no imóvel. Dar uma atenção especial para a área de fora da residência e mudar a pintura são alternativas fáceis e econômicas. Que tal começar a mudança por aí? 
Comprar tinta para a área externa não é uma tarefa tão simples, pois você precisa tomar alguns cuidados para que a nova pintura tenha o efeito desejado. Entre os tipos de tinta existentes, as mais indicadas para essa tarefa estão a tinta acrílica ou emborrachada.
A arquiteta Marina Gouveia deu algumas dicas: “A acrílica é solúvel em água e tem alta impermeabilidade. Essa tem opção de acabamento acetinado, fosco e semibrilho. A desvantagem é que, com o tempo, ela acaba desbotando. Já a emborrachada é resistente ao efeito do tempo, não desbota e nem descasca, além de prevenir o mofo nas paredes. Ela cobre defeitos na superfície como, por exemplo, rachaduras”. 
Nas lojas especializadas em tintas, a preferida de quem quer dar novo visual para a fachada da casa e muros é a emborrachada. “A acrílica tem o custo mais alto. Já a emborrachada faz sucesso por ser mais durável, ter custo menor e ainda fazer a função de selador. A cor fica intacta por até cinco anos.E
se tiver fissuras, ela ainda cobre. Para quem mora perto da praia, ela é excelente, pois é resistente
à maresia”, conta Cleiton Silva, proprietário da loja Feliz Tintas, de Duque de Caxias, na Baixada.
COR DEVE COMBINAR O ESTILO
Surgem muitas dúvidas na hora de escolher de cores, mas é bom saber que algumas cores não são tão indicadas para muros e paredes externas. “É bom evitar o bege, o gelo e cores muito claras, pois elas apontam a sujeira com mais facilidade. Uma boa escolha são os tons alaranjados e acobreados. Mas sempre destaco que não podemos deixar de levar em consideração o gosto do dono da casa”, aconselha Marina Gouveia.
Um fator que também deve ser considerado é escolher a que mais “conversa” com o que está ao redor. “É preciso observar os detalhes menores no seu terreno. Tudo deve ornar”, alerta a especialista.