Mais Lidas

Toque especial na cama

A cabeceira pode fazer a diferença na decoração do quarto. Confira dicas

Para quem quer apostar no conforto dentro do quarto, as cabeceiras acolchoadas são super macias
Para quem quer apostar no conforto dentro do quarto, as cabeceiras acolchoadas são super macias -

Elas chegaram para ficar e conquistaram a decoração do quarto. As cabeceiras fazem uma moldura para cama e ainda valorizam o ambiente e podem fazer a diferença na ornamentação. Pensando nisso, especialistas dão dicas de como investir na peça dentro da sua casa.

A arquiteta Patricia Cillo diz que a primeira orientação é entender o que o morador procura para a peça. "Primeiro precisamos entender se quer optar por conforto ou beleza, ou mesmos os dois, pois existem painéis que podem ser de madeira, MDF ou até mesmo de revestimentos que não são tão aconchegantes. Porém há aquelas que cumprem os dois papéis, que são as cabeceiras estofadas", afirma.

Para empregar a peça no espaço, é preciso ter em mente que ela deve ser um pouco mais larga que o colchão. A medida deve ter pelo menos 10 cm a mais de cada lado. "Há também a possibilidade de ter a parede toda como cabeceira e assim compor com a decoração despojada e aconchegante", explica Patricia.

Na altura, o ideal é que a pessoa sentada no colchão possa encostar a cabeça na cabeceira. E para isso, o tamanho deve ser por volta de 80 cm acima do colchão.

Outros detalhes são importantes na hora de projetar a cabeceira dentro do quarto. "Para quartos estreitos ou com pé direito alto, é interessante utilizar cabeceira horizontal, ocupando toda a largura da parede. Já para aquelas com pé direito baixo, cabeceira vertical, cobrindo toda a altura da parede", orienta o arquiteto Pietro Terlizzi. E para um quarto proporcional, o especialista explica que o morador pode utilizar uma cabeceira central, que vai ocupar o espaço em volta da cama.